A fabricante de veículos indiana Mahindra & Mahindra concluiu neste mês a aquisição da sul-coreana SsangYong, que desde 2009 passa por dificuldades financeiras e está em processo de recuperação judicial. Apesar da manobra e de a Mahindra ter uma fábrica no Brasil, o diretor da Districar Importadora e Distribuidora de Veículos — empresa que importa os modelos da marca SsangYong —, Mohsin Ibraimo, afirma que nada será alterado. O empresário confirmou ainda a chegada do crossover Korando C para maio.
“Vamos lançar primeiro a versão a diesel do novo Korando. Entre setembro e outubro traremos a versão a gasolina”, ressalta Ibraimo. O Korando C contará com tração 4×2 e 4×4 e motor 2.0 turbo diesel de 173 cavalos de potência. O crossover vai concorrer com os também sul-coreanos Hyundai Tucson e ix35. Ele será vendido no país por R$ 102 mil. Já a versão a gasolina terá preços a partir de R$ 90 mil, conforme anunciado durante o Salão de São Paulo no ano passado.
Investiremos nos próximos anos em carros flex"
Mohsin Ibraimo, diretor da Districar
De acordo com Mohsin Ibraimo, apesar da compra da marca pela Mahindra, as operações da SsangYong continuam a mesma. “Para nós, a situação é muito boa, porque a SsangYong estava em uma fase difícil. Com a entrada da Mahindra, teremos investimentos em novos modelos”, destaca o diretor da Districar. Com a aquisição, a Ssangyong pretende investir US$ 213 milhões neste ano para o desenvolvimento de produtos.
Nova picape
Entre os lançamentos previstos para 2011 no mercado brasileiro está também uma picape. “Ela deve chegar no fim do ano”, diz Ibraimo. No ano que vem, o portfólio da sul-coreana no Brasil ganhará mais três modelos, entre eles, uma linha de automóveis e um utilitário esportivo. “Sobre a nova SUV só teremos informações daqui a dois meses”, diz.
Entre os lançamentos previstos para 2011 no mercado brasileiro está também uma picape. “Ela deve chegar no fim do ano”, diz Ibraimo. No ano que vem, o portfólio da sul-coreana no Brasil ganhará mais três modelos, entre eles, uma linha de automóveis e um utilitário esportivo. “Sobre a nova SUV só teremos informações daqui a dois meses”, diz.
De acordo com Ibraimo, a aceitação dos modelos SsangYong no Brasil é positiva, especialmente por causa dos motores a diesel. Mesmo assim, a sul-coreana investe no desenvolvimento de motores bicombustíveis. “Investiremos nos próximos anos em carros flex. Para o ano que vem, podemos iniciar as vendas do modelo de passageiro com motor flex”, destacou.
A sul-coreana SsangYong encerrou 2010 em 20º lugar no ranking de vendas no Brasil, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo, foram emplacadas 3.911 carros da marca, volume que representa 0,12% do mercado nacional de automóveis e comerciais leves.
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