O mercado de TV paga descobriu uma forma polêmica de estancar a perda de clientes para os serviços online de filmes sob demanda. Por não considerar justa a distribuição de conteúdo pelo mesmo contrato de banda, elas se juntaram a provedores de internet que preveem cobrar proporcionalmente pelo uso.
O método é simples e deve começar a valer a partir de 2012: quanto mais o usuário usar, mais vai pagar. As operadoras insistem no movimento em clara ofensiva a opções de aluguel de filmes como o modelo usado por Netflix e Hulu. Elas alegam que além de terem seus serviços usados por outras companhias, estas acabam por roubar parte da receita que mantém a TV por assinatura.
“É uma má notícia para os consumidores e uma ameaça capaz de reduzir o ritmo de inovação que fortalece o mercado da Internet”, afirmou Davyl Hymen, do conselho geral da Netflix, em editorial publicado no Wall Street Journal.
O mercado de conteúdo via cabo não vive um bom momento nos EUA porque as operadoras ganham mais dinheiro com a internet. Embora a discussão ainda esteja em curso, espera-se que até 2015 12,5 milhões de americanos deixem de pagar pela TV paga, em detrimento dos canais online. Em 2010, 2,5 milhões optaram pela troca.
As informações são do PC World/US
Redação Adnews
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