A Microsoft realiza no Brasil sua ação mais ousada com foco na Classe C. Este ano, a empresa dobrou os investimentos em marketing no Brasil, consolidado como o terceiro maior mercado mundial para a empresa, que vendeu aqui, no ano passado, 14 milhões de PCs e vem crescendo em média de 15 a 20% ao ano. Aproveitando o posicionamento “Um computador com Windows 7 abre novas possibilidades”, a empresa lançou, nesta terça-feira (7), uma nova campanha em formato de novela digital, que acompanha inicialmente em quatro episódios o dia a dia de Cilene, de 28 anos, uma simpática moradora da comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, que demonstra o quanto o uso do computador mudou sua vida.
O nome da série é “Crônicas de um PC”, e conta a história Cilene e seu computador - que ganhou vida através da voz do cantor e ator Seu Jorge. Os episódios entram no blog do sistema operacional. Não há roteiro, o que deixou a personagem à vontade e resultou em um formato que se assemelha ao de um reality show.
Toda a estratégia é focada nos meios digitais e nas redes sociais, tendo sido desenvolvida pela Wunderman, agência de interatividade e relacionamento do Grupo Newcomm. A intenção é destacar os benefícios que o computador traz para o consumidor. “É a nossa mais ousada estratégia para a grande massa, e sem dúvida a maior até hoje com foco nesse público. No ano passado, começamos a investir em comunicação para todas as classes sociais e veiculamos alguns comerciais, mas dessa vez buscamos histórias verdadeiras para contar”, diz Priscyla Alves, gerente geral de Windows Consumer da Microsoft.
Todos os vídeos também têm caráter tutorial, ajudando os consumidores a aproveitar ao máximo os recursos do Windows 7. O primeiro episódio mostrou o contato que Cilene mantém com sua família via webcam. Na sequencia, o espectador aprende como usar uma videochamada pelo Windows Live Messenger. O segundo vídeo mostrará a transformação da casa da protagonista em uma verdadeira lan house comunitária e acentua a importância da segurança em um computador compartilhado, explicando como criar várias contas de usuários no computador. O tema do terceiro episódio será o compartilhamento de fotos e vídeos via Movie Maker. Já último episódio mostrará uma grande festa na casa de Cilene, tendo como ápice a gravação do evento de lançamento da websérie, que aconteceu nesta semana na Fundição Progresso, no bairro carioca da Lapa, com show de Seu Jorge e contou com a participação de Cilene na organização da festa ao lado da equipe da agência Rio 360º.
Em cena na websérie estará, sempre, o sistema operacional Windows 7 e o uso de computadores em geral, com suas possibilidades. A campanha digital contempla os principais portais nacionais e ações de social media no Twitter e no Facebook para divulgar a série. O primeiro episódio foi exibido em destaque na home do YouTube.
A continuidade da série ainda está em aberto e dependerá em grande parte do seu sucesso. Se o projeto emplacar, a intenção é exibir novas histórias interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário