A atividade econômica no país ficou estável em março na comparação com fevereiro, descontadas as influências sazonais, aponta nesta terça-feira (24) a Serasa Experian. No primeiro trimestre, o avanço foi de 1,4% frente ao trimestre anterior e de 4,6% em relação ao mesmo período de 2010. Nos últimos 12 meses encerrados em março, houve expansão de 6,3%.
Os índices são do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).
“Do ponto de vista da demanda agregada, a alta de 4,6% em relação ao primeiro trimestre de 2010 foi puxada pelo crescimento de 7,4% do consumo das famílias e pela expansão de 9,4% dos investimentos produtivos (formação bruta de capital fixo)”, afirma a Serasa, em nota.
Em relação à oferta agregada, o setor de serviços, com alta de 4,6% no primeiro trimestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado, foi o destaque. A indústria teve expansão de 3,9% no período e a agropecuária, de 0,8%.
Os economistas da Serasa avaliam, em nota, que a alta de 1,4% frente ao último trimestre 2010 mostra que, mesmo com medidas de contenção adotadas pelo governo, houve aceleração do ritmo de crescimento econômico (no 4º trimestre de 2010 a alta havia sido de 0,7%). “Assim, espera-se que a partir do segundo trimestre deste ano ocorra uma diminuição no ritmo de expansão da economia, em linha com as necessidades de combate à alta inflacionária”, afirmam
Nenhum comentário:
Postar um comentário