A Rede Globo foi questionada nesta sexta-feira (18) sobre um suposto “boicote” às redes sociais, aplicando a seus anunciantes regras que dificultariam a divulgação de perfis em ferramentas como Twitter e Facebook. Em comunicado interno, a emissora ressaltaria a suas afiliadas que a utilização de marcas como as citadas acima, ao serem aplicadas em comerciais, cairiam no conceito de multiplicidade adotado pela empresa – considerado quando ou mais marcas, além da anunciante principal, é apresentada.
Com o documento, a Globo ressaltou que considera Twitter, Facebook e outras redes sociais como marcas comuns, indiferentes dos anunciantes da casa. Sendo assim, caberia, com sua divulgação, o ônus da taxa de multiplicidade presente na tabela da emissora há 40 anos, que varia entre 15% (para concursos e promoções) e 30% (para demais disciplinas).
A Rede Globo faz questão de ressaltar que em nenhum momento tem a intenção de censurar ou impedir a divulgação de endereços, perfis ou das redes sociais em si atreladas à publicidade de seus clientes, porém, encaixa a menção da identidade das redes sociais, em áudio ou vídeo, como condizente ao seu critério de multiplicidade. A emissora destaca ainda que qualquer endereço eletrônico que indique somente a empresa anunciante, sem outra marca de qualquer espécie, estará livre de encargos na maioria dos casos.
Uma das saídas para aqueles que pretendem economizar os 30% de acréscimo é utilizar apenas o perfil do Twitter (@nomedaempresa, por exemplo) ou criar sites que redirecionem o acesso às redes sociais, mesmo que isso dificulte o caminho natural do grande público a mais este meio de comunicação entre empresas e consumidores.
Com o documento, a Globo ressaltou que considera Twitter, Facebook e outras redes sociais como marcas comuns, indiferentes dos anunciantes da casa. Sendo assim, caberia, com sua divulgação, o ônus da taxa de multiplicidade presente na tabela da emissora há 40 anos, que varia entre 15% (para concursos e promoções) e 30% (para demais disciplinas).
A Rede Globo faz questão de ressaltar que em nenhum momento tem a intenção de censurar ou impedir a divulgação de endereços, perfis ou das redes sociais em si atreladas à publicidade de seus clientes, porém, encaixa a menção da identidade das redes sociais, em áudio ou vídeo, como condizente ao seu critério de multiplicidade. A emissora destaca ainda que qualquer endereço eletrônico que indique somente a empresa anunciante, sem outra marca de qualquer espécie, estará livre de encargos na maioria dos casos.
Uma das saídas para aqueles que pretendem economizar os 30% de acréscimo é utilizar apenas o perfil do Twitter (@nomedaempresa, por exemplo) ou criar sites que redirecionem o acesso às redes sociais, mesmo que isso dificulte o caminho natural do grande público a mais este meio de comunicação entre empresas e consumidores.
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