Empresa vai investir 1,3 bilhão de reais entre 2011 e 2013 em dez projetos
São Paulo - A Multiplan entra em 2011 com dez projetos em andamento. Do total, uma torre comercial e um shopping center tem entrega prevista para 2011, os demais lançamentos concentram-se em 2012. A empresa vê a demanda crescente no mercado nacional – e considera seu ritmo de lançamentos adequado.
"As perspectivas para o varejo para o próximo ano são excelentes, mesmo considerando os recentes ajustes fiscais anunciados pelo governo ", disse José Isaac Peres, presidente da Multiplan, em teleconferência com analistas, realizada hoje (15/3). As vendas totais dos shoppings Multiplan alcançaram 7,5 bilhões de reais em 2010, um crescimento de 22% em comparação a 2009.
A empresa acredita que há demanda pelo espaço, e que seu ritmo de lançamentos está em linha com isso. “Estamos acelerando à beça” , disse Armando d'Almeida Neto, diretor vice-presidente e de relações com investidores, à EXAME.com.
Outro indício de como a Multiplan enxerga a demanda está na opção por locar três dos cinco projetos de edifícios comerciais que está executando. “Tudo que fizemos em projetos imobiliários fizemos para venda até o ano passado. Atendendo a demanda por espaço comercial começamos a fazer prédios comerciais para locar”, disse Neto.
A empresa também vê o interesse pela locação de imóveis como um movimento crescente. “Há oportunidade em algumas cidades do Brasil, não é em qualquer lugar”, segundo o diretor. As três unidades que serão locadas localizam-se em São Paulo (dois projetos próximos ao MorumbiShopping) e em Brasília, próximo ao ParkShopping.
“Acreditamos que será crucial acompanhar a performance desses novos projetos para ver se a empresa será bem sucedida em replicar o sucesso dos shoppings existentes e, ao mesmo tempo, manter um controle rigoroso dos custos”, disseram os analistas Guilherme Assis e Daniela Bretthauer, em relatório da corretora Raymond James, sobre os lançamentos previstos pela Multiplan para os próximos anos.
Em 2011 as despesas cresceram 5,6% - levemente abaixo da inflação do ano, de 5,9%, conforme medido pelo IPCA. “O que mostra um controle de gastos da empresa apesar de em 2010 haverem despesas não recorrentes”, afirmou Neto. O resultado indica uma melhor gestão de recursos, segundo o executivo.
A empresa acredita que há demanda pelo espaço, e que seu ritmo de lançamentos está em linha com isso. “Estamos acelerando à beça” , disse Armando d'Almeida Neto, diretor vice-presidente e de relações com investidores, à EXAME.com.
Outro indício de como a Multiplan enxerga a demanda está na opção por locar três dos cinco projetos de edifícios comerciais que está executando. “Tudo que fizemos em projetos imobiliários fizemos para venda até o ano passado. Atendendo a demanda por espaço comercial começamos a fazer prédios comerciais para locar”, disse Neto.
A empresa também vê o interesse pela locação de imóveis como um movimento crescente. “Há oportunidade em algumas cidades do Brasil, não é em qualquer lugar”, segundo o diretor. As três unidades que serão locadas localizam-se em São Paulo (dois projetos próximos ao MorumbiShopping) e em Brasília, próximo ao ParkShopping.
“Acreditamos que será crucial acompanhar a performance desses novos projetos para ver se a empresa será bem sucedida em replicar o sucesso dos shoppings existentes e, ao mesmo tempo, manter um controle rigoroso dos custos”, disseram os analistas Guilherme Assis e Daniela Bretthauer, em relatório da corretora Raymond James, sobre os lançamentos previstos pela Multiplan para os próximos anos.
Em 2011 as despesas cresceram 5,6% - levemente abaixo da inflação do ano, de 5,9%, conforme medido pelo IPCA. “O que mostra um controle de gastos da empresa apesar de em 2010 haverem despesas não recorrentes”, afirmou Neto. O resultado indica uma melhor gestão de recursos, segundo o executivo.
A Multiplan mantém um banco de terrenos de 510 mil metros quadrados para projetos futuros. A área relacionada aos dez projetos em desenvolvimento pela empresa (cinco shopping centers e cinco torres comerciais, incluindo o recém anunciado Morumbi Corporate) não se incluem nesse total. “É um oxigênio, com isso conseguimos continuar crescendo por muitos anos”, disse o diretor.
Resultados
Na visão dos analistas, os resultados da Multiplan em 2010 foram positivos. “Os dados apresentados vieram robustos e acima das expectativas do consenso do mercado, refletindo o forte crescimento de vendas e crescimento de aluguéis, associado a uma taxa de ocupação recorde (98,6%) e redução de despesas”, afirmou Luciana Leocadio, em relatório da Ativa Corretora.
A Multiplan encerrou o ano de 2010 com um lucro líquido de 218,383 milhões de reais. Esse valor é 33,7% superior aos 163,339 milhões de reais obtidos em 2009. “A Multiplan divulgou números saudáveis como esperado, restabelecendo novamente a tendência positiva do setor shopping no Brasil”, afirmou relatório da corretora Itaú BBA assinado pelos analistas David Lawant e Vivian Salomon.
“Os resultados foram relativamente em linha com nossas expectativas, mas mostrando tendências de melhoras nas margens”, afirmaram os analistas da corretora Raymond James. O relatório também destaca o ebitda superior ao esperado e a margem ebitda e credita os resultados a uma redução das despesas gerais e administrativas.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), somou 350,195 milhões de reais. O valor é 15,2% maior que o de 2009. A margem de ebitda, recuou de 63%, em 2009, para 57,95% no ano passado. “A Multiplan continua a se beneficiar de um portfólio forte, oferecendo boas oportunidades de expansão e forte crescimento orgânico”, disse o relatório do Raymond James.
Capex
O total de investimentos estimado nos dez projetos em andamento, desconsiderando despesas com projetos, é de 1,3 bilhão de reais, entre 2011 e 2013. A área bruta locável (ABL) própria atual deve aumentar 66,1%, alcançando 617.100 metros quadrados em 2013, sem incluir projetos futuros a serem anunciados.
A Multiplan investiu, no ano passado, 442,4 milhões de reais – sendo 101,0 milhões de reais em aquisições em shoppings próprios, 124,4 milhões de reais no desenvolvimento de cinco novos shoppings e 107,0 milhões de reais em três expansões.
Na visão dos analistas, os resultados da Multiplan em 2010 foram positivos. “Os dados apresentados vieram robustos e acima das expectativas do consenso do mercado, refletindo o forte crescimento de vendas e crescimento de aluguéis, associado a uma taxa de ocupação recorde (98,6%) e redução de despesas”, afirmou Luciana Leocadio, em relatório da Ativa Corretora.
A Multiplan encerrou o ano de 2010 com um lucro líquido de 218,383 milhões de reais. Esse valor é 33,7% superior aos 163,339 milhões de reais obtidos em 2009. “A Multiplan divulgou números saudáveis como esperado, restabelecendo novamente a tendência positiva do setor shopping no Brasil”, afirmou relatório da corretora Itaú BBA assinado pelos analistas David Lawant e Vivian Salomon.
“Os resultados foram relativamente em linha com nossas expectativas, mas mostrando tendências de melhoras nas margens”, afirmaram os analistas da corretora Raymond James. O relatório também destaca o ebitda superior ao esperado e a margem ebitda e credita os resultados a uma redução das despesas gerais e administrativas.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), somou 350,195 milhões de reais. O valor é 15,2% maior que o de 2009. A margem de ebitda, recuou de 63%, em 2009, para 57,95% no ano passado. “A Multiplan continua a se beneficiar de um portfólio forte, oferecendo boas oportunidades de expansão e forte crescimento orgânico”, disse o relatório do Raymond James.
Capex
O total de investimentos estimado nos dez projetos em andamento, desconsiderando despesas com projetos, é de 1,3 bilhão de reais, entre 2011 e 2013. A área bruta locável (ABL) própria atual deve aumentar 66,1%, alcançando 617.100 metros quadrados em 2013, sem incluir projetos futuros a serem anunciados.
A Multiplan investiu, no ano passado, 442,4 milhões de reais – sendo 101,0 milhões de reais em aquisições em shoppings próprios, 124,4 milhões de reais no desenvolvimento de cinco novos shoppings e 107,0 milhões de reais em três expansões.
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