No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), a associação ACT (Advertising Community Together) de alerta aos profissionais da publicidade para uso da criatividade no tratamento de questões cruciais do mundo, reuniu em sua newsletter trabalhos das principais agências globais sobre o tema. As peças selecionadas e divulgadas mostram como gerenciar os recursos naturais, um dos maiores desafios da humanidade já que um terço da população mundial vive em países com moderado ou pouco nível de água e altos impactos de probreza, mesmo nas regiões com desenvolvimento econômico.
Algumas peças são novas, outras já ganharam prêmios. Do Brasil, a F/Nazca S&S foi selecionada com "Xixi no banho", animação que recebeu o título em inglês “ Invocation” desenvolvida para a Fundação SOS Mata Atlântica, e que já faturou o Clio Awards, e Leão em Cannes nas categorias PR e Titanium em 2010.
Algumas peças são novas, outras já ganharam prêmios. Do Brasil, a F/Nazca S&S foi selecionada com "Xixi no banho", animação que recebeu o título em inglês “ Invocation” desenvolvida para a Fundação SOS Mata Atlântica, e que já faturou o Clio Awards, e Leão em Cannes nas categorias PR e Titanium em 2010.
Animação da F/Nazca S&S em newsletter da ACT
Já dos Estados Unidos, a ACT selecionou da Casanova Pendrill, Inc. o filme "Journey" para a Unicef com crianças dentro de suas casas presenciando as mazelas da seca e do desmatamento. Na Alemanha, a Ogilvy & Mather GmbH participa com “Tear” para a Cruz Vermelha, como um chamado de socorro ao povo sofrido da África.
No Brasil, várias marcas e campanhas foram criadas especialmente para celebrar a importância da água. A pedido do propmark, Ogilvy, Z+, DM9DDB, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Leo Burnett e NBS criaram peças exclusivas de alerta para o futuro desse recurso hídrico (veja mais abaixo, em “Anúncios impactam com previsões”).
Nesta terça-feira (22), a Coca-Cola Brasil veiculará campanha assinada pela DPZ nas mídias impressa e digital. As peças falam sobre a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três “Rs”: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água restante do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza.
No Brasil, várias marcas e campanhas foram criadas especialmente para celebrar a importância da água. A pedido do propmark, Ogilvy, Z+, DM9DDB, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Leo Burnett e NBS criaram peças exclusivas de alerta para o futuro desse recurso hídrico (veja mais abaixo, em “Anúncios impactam com previsões”).
Nesta terça-feira (22), a Coca-Cola Brasil veiculará campanha assinada pela DPZ nas mídias impressa e digital. As peças falam sobre a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três “Rs”: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água restante do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza.
Com o tema “Água para as cidades”, a Rae,MP entra no ar com uma roupagem especial para o site e as redes sociais da agência, com informações, vídeos, dicas, dados estatísticos e fotos em prol do Dia Mundial da Água. As mídia terão também um contador de consumo que registrará em tempo real os bilhões de litros de água gastos em todo o mundo.
Banco Cyan
A Ambev aproveitou o Dia Mundial da Água para lançar o Banco Cyan, nova estratégia que faz parte do projeto de conscientização e engajamento para o consumo consciente do elemento, idealizado em parceria com a Loducca e com o slogan “Sua conta de água será sua conta-corrente”.
A iniciativa, inicialmente com apoio da Sabesp e válida apenas no Estado de São Paulo, foi planejada para ganhar expansão nacional, consumidores que manterem sua média de consumo ou conseguirem baixar a meta ganharão créditos, que poderão ser trocados por descontos junto a empresas parceiras – entre elas, Shoptime, Submarino e Americanas.com.
A Ambev aproveitou o Dia Mundial da Água para lançar o Banco Cyan, nova estratégia que faz parte do projeto de conscientização e engajamento para o consumo consciente do elemento, idealizado em parceria com a Loducca e com o slogan “Sua conta de água será sua conta-corrente”.
A iniciativa, inicialmente com apoio da Sabesp e válida apenas no Estado de São Paulo, foi planejada para ganhar expansão nacional, consumidores que manterem sua média de consumo ou conseguirem baixar a meta ganharão créditos, que poderão ser trocados por descontos junto a empresas parceiras – entre elas, Shoptime, Submarino e Americanas.com.
A estratégia foi divulgada com ação especial também nesta terça-feira (22), envolvendo os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Com foco na divulgação do banco, o caderno de Economia das publicações citadas chegou aos assinantes em destaque, antes mesmo da capa. A divulgação terá continuidade com anúncios em diferentes publicações e com ações online – entre elas um aplicativo no Facebook em que os usuários podem convidar pessoas para tomar banho a dois, forma irreverente de economizar água.
A Ambev também realiza na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um debate sobre água em São Paulo com especialistas nacionais e internacionais, e a presença de pesquisadores e representantes do governo da sociedade civil.
A Ambev também realiza na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um debate sobre água em São Paulo com especialistas nacionais e internacionais, e a presença de pesquisadores e representantes do governo da sociedade civil.
Anúncios impactam com previsões
A convite do propmark, as agências Ogilvy, Z+, DM9DDB, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Leo Burnett e NBS criaram um anúncio cada em comemoração ao Dia Mundial da Água. Eles estão publicados nas páginas desta edição.
A Ogilvy destaca no mapa-mundi países com quase nenhuma representatividade na economia e política mundial, como Islândia, Guiana, Suriname, Congo, Gabão, Butão e Papua-Nova Guiné. E em cada um deles há um balão com números. Em cima do mapa está escrito: “Os países mais ricos do mundo”.
Embaixo do mapa, vem a explicação para tal afirmação um tanto quanto absurda: esses são os países com mais recursos de água potável em metros cúbicos per capita.
A Z+ fez um anúncio que destaca apenas o endereço para o site: ano2025.com.br, com previsões para a água.
Com humor, o anúncio criado pela F/Nazca brinca com um dos seus principais clientes: a Skol. Na peça, o texto sugere escovar os dentes com Skol para economizar água. “Como a gente não tinha pretensão de salvar a água do mundo com esse anúncio, resolvemos ajudar um cliente nosso muito querido: a Skol”, explica Eduardo Lima, diretor de criação da F/Nazca.
Já a NBS consegue impactar o leitor com imagens explicativas de como usar um aparelho que transforma a urina em água. Na assinatura, a peça alerta que em 2025, 5,5 bilhões de pessoas não terão água potável para beber. “Desenvolvemos algumas linhas com diferentes abordagens. Fizemos alguns anúncios com tom de denúncia, outros usando imagens impactantes. No final, ficamos com essa peça que tem uma pegada mais irreverente, mas sem perder de vista a gravidade do tema”, explica Cassio Franco, diretor de criação da NBS.
A DM9DDB criou uma música em homenagem ao rio Tietê, o principal do Estado de São Paulo, cuja letra está impressa no anúncio. Para escutá-la, basta acessar o brand channel da agência no YouTube (veja aqui) ou telefonar para a DM9DDB.
Por fim, a Leo Burnett mostra em seu anúncio um salva-vidas no meio da Avenida Paulista e explica o motivo: se não respeitarmos a água, ela não nos respeitará e haverá alagamentos. Nesta terça-feira (22), a Leo Burnett realiza uma ação nas
ruas de São Paulo. Dois salva-vidas estarão em pontos estratégicos da cidade, sentados em cadeiras próprias da profissão. Nelas, haverá banners explicativos sobre o Dia Mundial da Água e alertas a respeito de não jogar lixo nos rios.
A Z+ fez um anúncio que destaca apenas o endereço para o site: ano2025.com.br, com previsões para a água.
Com humor, o anúncio criado pela F/Nazca brinca com um dos seus principais clientes: a Skol. Na peça, o texto sugere escovar os dentes com Skol para economizar água. “Como a gente não tinha pretensão de salvar a água do mundo com esse anúncio, resolvemos ajudar um cliente nosso muito querido: a Skol”, explica Eduardo Lima, diretor de criação da F/Nazca.
Já a NBS consegue impactar o leitor com imagens explicativas de como usar um aparelho que transforma a urina em água. Na assinatura, a peça alerta que em 2025, 5,5 bilhões de pessoas não terão água potável para beber. “Desenvolvemos algumas linhas com diferentes abordagens. Fizemos alguns anúncios com tom de denúncia, outros usando imagens impactantes. No final, ficamos com essa peça que tem uma pegada mais irreverente, mas sem perder de vista a gravidade do tema”, explica Cassio Franco, diretor de criação da NBS.
A DM9DDB criou uma música em homenagem ao rio Tietê, o principal do Estado de São Paulo, cuja letra está impressa no anúncio. Para escutá-la, basta acessar o brand channel da agência no YouTube (veja aqui) ou telefonar para a DM9DDB.
Por fim, a Leo Burnett mostra em seu anúncio um salva-vidas no meio da Avenida Paulista e explica o motivo: se não respeitarmos a água, ela não nos respeitará e haverá alagamentos. Nesta terça-feira (22), a Leo Burnett realiza uma ação nas
ruas de São Paulo. Dois salva-vidas estarão em pontos estratégicos da cidade, sentados em cadeiras próprias da profissão. Nelas, haverá banners explicativos sobre o Dia Mundial da Água e alertas a respeito de não jogar lixo nos rios.
Economia
O site infanto-juvenil Canal Kids lançou o portal Banco da Água, criado para comemorar o Dia Mundial da Água. O objetivo do site (www.bancodaagua.com.br) é ensinar as crianças a valorizar o conhecimento e a promover a conscientização, proteção, preservação e recuperação da água no planeta. No site há seis vídeos de animação que explicam para os pequenos como vazamentos e outras atitudes do dia a dia desperdiçam água.
O site infanto-juvenil Canal Kids lançou o portal Banco da Água, criado para comemorar o Dia Mundial da Água. O objetivo do site (www.bancodaagua.com.br) é ensinar as crianças a valorizar o conhecimento e a promover a conscientização, proteção, preservação e recuperação da água no planeta. No site há seis vídeos de animação que explicam para os pequenos como vazamentos e outras atitudes do dia a dia desperdiçam água.
Quem acessar e se cadastrar no Banco da Água participa, nesta terça-feira (22), da Gincana Planeta Água na qual, além de aprender, a cada resposta correta a criança ganha “Pataguas” – uma espécie de moeda do portal – e concorre a brindes, como iPads. Quem já é cadastrado no Canal Kids está automaticamente inscrito para a gincana e ainda com um bônus de 20 Pataguas.
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