O livro “Todo dia nunca é igual”, dos jornalistas José Carlos Fernandes e Márcio Renato dos Santos, com projeto gráfico de Lúcio Barbeiro, foi lançado no último dia 17 para comemorar os 92 anos da Gazeta do Povo. A obra traz uma leitura de Curitiba e do Paraná a partir das páginas do jornal no decorrer de nove décadas.
Trata-se de uma grande reportagem: é como se os autores entrevistassem a Gazeta do Povo. “O jornal é o personagem. A ideia foi mostrar como o jornal pode revelar o espírito da cidade, como o jornal conseguiu mudar o olhar dos curitibanos e como foi importante para o crescimento de Curitiba e do Paraná”, destaca Fernandes.
Para entender a Gazeta do Povo, suas origens e sua virada na década de 1960, os autores fizeram a leitura de todas as edições do periódico, processo que durou cerca de um ano. Márcio dos Santos ressalta que a obra não é um livro de história. O livro revela uma Gazeta que poucos conhecem, mostra a trajetória do Paraná junto com a Gazeta do Povo, com o registro de fatos pitorescos e curiosos.
O livro “Todo dia nunca é igual” não será comercializado. A distribuição será gratuita e dirigida. Além disso, será realizada uma ação para assinantes da Gazeta do Povo. Uma versão do livro para o iPad também estará disponível para download na Apple Store.
Nenhum comentário:
Postar um comentário