quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os vencedores e os vencidos do ano automotivo de 2011

Houve apenas duas mudanças no ranking de modelos preferidos de 2011 em relação aos de 2010. O Fusion recuperou a liderança perdida para o Azera por uma margem apertada de dois pontos percentuais. Mas a marca sul-coreana conseguiu, graças ao preço baixo, se acomodar no primeiro lugar entre os carros esporte, apesar do seu desempenho sofrível (promete mudar com o motor de 200 cv).


Segmentos que mais cresceram foram os de automóveis grandes e de topo, mais em razão da base comparativa baixa. Médios-grandes, no entanto, subiram as vendas em 51% (muito acima do mercado, 3%) e os motores de 1 litro caíram para 45%, nível semelhante ao de 1995. Estes dois resultados refletem o claro aumento de poder aquisitivo dos compradores.


O critério da coluna -- também muito usado no exterior -- é somar hatches e sedãs de mesma arquitetura, mesmo que tenham nomes diferentes. Também somam-se gerações anteriores que convivem com as atuais, casos de Mille/Uno, Gol G4/G5 e Tucson/ix35, entre outros. Assim, Gol e Voyage formam uma dupla muito difícil de ser batida. Separando-se as versões, o Gol continuou na frente do Mille e o Siena supera o Voyage.


Briga indefinida pela liderança continua entre Palio Weekend/SpaceFox e Fit/Idea. Nos dois segmentos mais importantes (compactos e médios-compactos) há diferenças mínimas em disputa nas posições secundárias. Entre os SUVs pequenos a relação entre distância entreeixos (até 2,70 m) e comprimento é o fator de classificação formal, deixando o Captiva na fronteira inferior dos SUVs médios.


1) Compactos:
Gol/Voyage, 19%; Uno/Mille, 13%; Celta/Prisma, 9,8%; Palio/Siena, 9,6%; Corsa/Classic, 8%; Fiesta hatch/sedã, 7%; Fox/CrossFox, 6%; Logan/Sandero, 6%; Agile, 3,6%; Ka, 3,1%; 207 hatch/sedã, 2,7%; Punto/Linea, 2,4%; C3, 1,8%; Clio/Symbol, 1,6%; City, 1,2%; Polo hatch/sedã, 1,1%. Gol/Voyage parecem consolidados.
2) Médios-compactos:
Corolla, 16%; Focus hatch/sedã, 11,3%; i30, 11,2%; Golf/Jetta, 9%; Astra hatch/sedã, 7,7%; Civic, 7,2%; Cerato, 6%; C4/Pallas, 5,7%; Vectra hatch/sedã, 5,6%; Bravo, 4%. Corolla resistiu, Focus reagiu.
3) Médios-grandes:
Fusion, 19%; Azera, 17%; Sonata, 15%; Mercedes C, 13%. Fusion virou o jogo.
4) Grandes:
Cadenza, 26%; Mercedes E/CLS, 24%; Omega, 22%; BMW 5/6, 21%. Cadenza ainda líder.
5) Topo:
Panamera, 51%; BMW 7, 17%; Mercedes S/CL, 14%. Fácil para o Panamera.
6) Stations pequenas:
Palio Weekend, 43%; SpaceFox, 42%; Parati, 9%. Liderança por um fio.
7) Stations médias:
Mégane Grand Tour, 40%; i30 SW, 19%; Freemont, 4%. Grand Tour sem preocupação.
8) Monovolumes pequenos:
Fit, 22%; Idea, 20%; Meriva, 17%. Fit já sob ameaça.
9) Monovolumes médios:
Picasso Xsara/C4, 44%; Zafira, 35%; J6, 11%. Líder menos folgado.
10) Picapes pequenas:
Strada, 48%; Saveiro, 29%; Montana, 18%. Nada mudou para a Strada.
11) Picapes médias:
S10, 31%; Hilux, 24%; L200/Triton, 16%. Difícil encostar na S10.
12) Utilitários esporte pequenos:
EcoSport, 23%; Tucson/ix35, 19%; CR-V, 10%. EcoSport enfraqueceu.
13) Utilitários esporte médios:
Captiva, 24%; Sorento, 19%; Hilux, 16%. Captiva segurou a liderança.
14) Utilitários esporte grandes:
Pajero Full/Dakar, 39%; Discovery, 18%; Veracruz, 15%. Pajero ampliou.
15) Esporte:
Veloster, 47%; Camaro, 21%; Mercedes SLK, 8%. Veloster se garante com preço.

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