terça-feira, 18 de janeiro de 2011

NetMovies chega ao norte e nordeste ainda no primeiro semestre

 

Expansão da empresa ganha fôlego depois da venda para a gestora de investimentos norte-americana Tiger Global Management

São Paulo – Em apenas sete anos, a Netmovies saiu do anonimato para liderar o mercado de locação de DVDs online. São cerca de 23.000 unidades no catálogo, além de 3.000 filmes disponíveis para assistir em streaming, sem a necessidade de download. Para dar continuidade à expansão, a empresa ganhou fôlego quando foi vendida por 11,1 milhões de reais para a gestora norte-americana de investimentos Tiger Global Management no final de dezembro passado, deixando o portfólio da brasileira Ideiasnet.

Agora vamos chegar ao norte e nordeste no primeiro semestre. Estamos analisando entre cinco e dez novas cidades”, disse a EXAME.com Daniel Topel, fundador da Netmovies, presente em sete capitais do sul e sudeste. Para isso, a empresa contará com novos centros de distribuição para abastecer o mercado regional. Mas esse é apenas o primeiro passo. “No curto prazo não vamos investir fora do país, mas a América Latina está nos planos para o futuro.”

Apesar dos investimentos na locação de DVDs – como mostra a expansão prevista para os próximos meses –, a Netmovies também quer faturar com o aluguel de filmes para serem assistidos online. O modelo é baseado na americana Netflix, que investiu recentemente 1 bilhão de dólares pelos direitos de filmes dos estúdios Paramount Pictures, Lions Gate e MGM. “Estamos também em constante contato com os estúdios para oferecer mais novidades aos clientes. Trabalhamos para implantar um modelo que permita ao cliente pagar por filme”, adianta Daniel. Hoje os pacotes da Netmovies custam a partir de 15,90 reais e incluem a locação e a visualização no próprio site.

Outro investimento da empresa está nos aplicativos para os aparelhos da Apple, incluído no pacote comum, sem custo adicional aos usuários. Por enquanto, o sistema que começou a funcionar no fim de 2010 está em manutenção com previsão de retorno até o final de janeiro. “Estamos ajustando mecanismos de segurança de conteúdo”, diz.
 
Mercado acirrado

A venda para a Tiger Global Management demorou menos de dois meses para ser concluída, o que mostra o valor da NetMovies para o setor. “A Tiger tem uma visão global de mercado e conhece muito bem essa área de atuação”, diz. A operação trata-se de uma forma para sobreviver no acirrado mercado de locação de DVDs e vídeos online.

Por enquanto, a Blockbuster Online é a única grande concorrente da empresa no país. E o crescimento do setor – incluindo o da concorrente, claro – fez com que a rede americana tivesse de mudar sua estratégia por aqui. Após ver suas dívidas atingirem a marca de 1 bilhão de dólares, a empresa decidiu investir no comércio digital para recuperar seu caixa, assim como vinha fazendo as redes Netflix e Redbox. Como resultado, a Blockbuster pretende reduzir sua dívida para, no mínimo, 100 milhões de dólares por meio de um acordo com credores – algumas das 3.000 lojas da rede devem ser fechadas nos Estados Unidos.

Já no Brasil, a varejista Lojas Americanas comprou, em 2007, os direitos de uso da marca Blockbuster por 20 anos. Os cerca de 200 pontos da Blockbuster presentes nas Lojas Americanas - de um total de 500 - são uma seção da Americanas Express.

A equipe de 70 funcionários da Netmovies gerencia os ativos que a companhia adquiriu das concorrentes Videoflix, Pipoca Online e Flexfilmes desde 2006. Num mercado tão dinâmico quanto o de vídeos, é preciso inovar para não desaparecer. E é isso que a Netmovies espera daqui para frente com a Tiger Global Management.

Nenhum comentário:

Postar um comentário