Acima do crescimento médio de 19% em 2010, destaque para Euro RSCG, Z+, Artplan e WMcCann.
Estão sendo feitos os últimos cálculos antes de o Ibope Monitor divulgar, nos próximos dias, os seus rankings oficiais relativos ao investimento publicitário na mídia brasileira em 2010. Pelos cálculos preliminares do instituto, houve alta de 19% na comparação com 2009, um ótimo resultado que supera os crescimentos registrados nos anos anteriores: 7% em 2009 e 12% em 2008.
Os principais destaques entre as agências que figuram nos 20 primeiros lugares e cresceram bem acima da média são Euro RSCG, Z+, Artplan e WMcCann. Com avanço de 71,4%, a Euro havia terminado 2009 em 14º lugar na lista do Ibope Monitor, agora aparece em 5º no consolidado de 2010. A Z+, impulsionada pelo maior investimento de Hyndai Caoa, avançou 58,1%, subindo do 13º posto para o 8º. Já a carioca Artplan cresceu 53,6%, passando da 24ª colocação para a 18ª, também pelo fato de seus números incluírem os da Mohallem/Artplan, sua agência paulistana.
A nova 4ª colocada é a WMcCann, que cresceu 47,2%, comprovando o acerto da união da McCann Erickson com a W/, efetivado no início do ano passado. No ranking de 2009, elas ocupavam, respectivamente, o 11º e o 43º lugares. Um caso já clássico de 1 + 1 que deu bem mais que dois.
Da 20ª a 30ª, vale ressaltar os desempenhos da QG Propaganda, com alta de 92,2%, na 27ª posição; da Multi Solution, com crescimento de 54,5%, que aparece em 23º lugar, impulsionada por seu principal cliente, a Cervejaria Petrópolis; e da PA Publicidade, house do Grupo Pão de Açúcar, que avançou 46,8%.
Os números consideram oito meios: TV aberta (37 mercados), revista, jornal, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema e internet. Os rankings não levam em conta os descontos normalmente negociados entre as partes – que chegam, em alguns casos, a 70% –, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos. O instituto tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não. Por este motivo, os valores expressos estão muito acima da realidade. Entretanto, como o critério é o mesmo há muitos anos, e vale para todas as agências, o ranking do Ibope Monitor serve como comparativo dos desempenhos das agências de um ano para outro.
Confira, a seguir, a lista das 30 maiores compradoras de mídia do Brasil em 2010, com os valores de investimentos (em R$) reportados pelo ranking do Ibope Monitor e, entre parênteses, a variação percentual na comparação com o ano anterior:
1ªY&R - 5.137.056.000 (5,7%)
2ª JWT - 2.089.935.000 (35%)
3ª AlmapBBDO - 2.082.088.000 (14,1%)
4ª WMcCann - 1.953.063.000 (47,2 %)
5ª Euro RSCG - 1.707.892.000 (71,4%)
6ª BorghiErh/Lowe - 1.699.562.000 (14,4%)
7ª Africa - 1.678.789.000 (29,5%)
8ª Z+ - 1.656.076.000 (58,1%)
9ª NeogamaBBH - 1.590.408.000 (17%)
10ª DM9DDB - 1.581.263.000 (12%)
11ª Ogilvy - 1.578.755.000 (2,9%)
12ª F/Nazca S&S - 1.420.567.000 (30,8%)
13ª Giovanni+DraftFCB - 1.188.568.000 (6,5%)
14ª Fischer+Fala - 1.182.523.000 (2,7%)
15ª Leo Burnett - 1.175.600.000 (18,7%)
16ª PPR (NBS, Quê e Prole) - 1.042.911.000 (23,9%)
17ª Talent - 982.624.000 (12,8%)
18ª Artplan - 913.648.000 (53,6%)
19ª Loducca - 879.317.000 (0,6%)
20ª Publicis - 823.168.000 (21,9)
21ª 141 Soho Square - 808.429.000 (9,7%)
22ª Lew'Lara\TBWA - 801.343.000 (4,2%)
23ª Multi Solution - 786.315.000 (54,5%)
24ª DPZ - 752.441.000 (12,5%)
25ª PA Publicidade - 645.120.000 (46,8%)
26ª MF5 - 569.941.000 (*)
27ª QG Propaganda - 540.387.000 (92,2%)
28ª Propeg - 537.571.000 (14,5%)
29ª My Propaganda - 525.868.000 (22,6%)
30ª Taterka - 511.384.000 (43,3%)
Fonte: Ibope Monitor. Para o cálculo da variação de 2009 para 2010 foram considerados como valor de 2009 da WMCann, a soma de McCann Erickson e W/; como valor de 2009 da Loducca, a soma de Loducca e MPM. O valor de 2010 da Artplan inclui o da Mohallem/Artplan. Os valores da Publicis não incluem Salles Chemistri. (*) A MF 5 é a agência da Liderança Capitalização, entre outros clientes, que não aparecia entre as 50 primeiras em 2009.
Fonte: Ibope Monitor. Para o cálculo da variação de 2009 para 2010 foram considerados como valor de 2009 da WMCann, a soma de McCann Erickson e W/; como valor de 2009 da Loducca, a soma de Loducca e MPM. O valor de 2010 da Artplan inclui o da Mohallem/Artplan. Os valores da Publicis não incluem Salles Chemistri. (*) A MF 5 é a agência da Liderança Capitalização, entre outros clientes, que não aparecia entre as 50 primeiras em 2009.
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