A General Motors (GM) e o Departamento de Energia dos Estados Unidos chegaram nesta quinta-feira a um acordo pelo qual o fabricante de automóveis poderá utilizar tecnologia federal para ampliar a capacidade de carga das baterias de seus automóveis elétricos.
A GM disse que o acordo feito com o Laboratório Nacional Argonne do Departamento de Energia permitirá utilizar um material patenteado pelo instituto federal que fará com que as baterias de lítio-íon durem mais entre cargas e possam ser recarregadas a voltagens mais elevadas.As baterias de lítio-íon são um dos componentes mais delicados de veículos como o Chevrolet Volt, que a General Motors começou a vender em dezembro de 2010. A maioria dos grandes fabricantes mundiais de automóveis estão desenhando veículos elétricos que utilizam baterias de lítio-íon.Atualmente, a bateria de um Volt pode ser recarregada em 8 horas utilizado uma tomada de 110 volts, padrão na América do Norte, ou 4 horas com uma de 220 volts.O modelo atual do Volt pode percorrer 35 milhas (60 km) utilizando exclusivamente a eletricidade armazenada em suas baterias. O veículo também conta com um pequeno motor de combustão utilizado para gerar eletricidade e recarregar as baterias.O secretário de Energia dos EUA, Steven Chu, disse através de um comunicado que "a criação desta tecnologia de bateria representa um importante rendimento do investimento americano em veículos inovadores e pesquisa em baterias".Por sua parte, o responsável do departamento de Armazenamento de Energia do Laboratório Argonne, Jeff Chamberlain, assinalou que "o objetivo da pesquisa em baterias é apoiar o setor automotivo dos Estados Unidos"."A transferência desta tecnologia é um poderoso exemplo de como a pesquisa básica e o desenvolvimento de tecnologia realizados em um laboratório nacional podem produzir tecnologia útil para os cidadãos dos Estados Unidos", acrescentou Chamberlain.
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