Assim que assumiu seu novo mandato como Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin decidiu fazer uma "transposição" de recursos da Secretaria de Comunicação, que ele extinguiu, para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
Segundo a assessoria de comunicação do DAEE, os R$ 24 milhões recebidos serão aplicados no desassoreamento da calha do rio Tietê. Para esse trabalho, que o DAEE afirma ser constante, como a limpeza de uma casa que se faz regularmente, será necessário investimento de R$ 64 milhões no trabalho em 2011.
Segundo a assessoria de comunicação do DAEE, os R$ 24 milhões recebidos serão aplicados no desassoreamento da calha do rio Tietê. Para esse trabalho, que o DAEE afirma ser constante, como a limpeza de uma casa que se faz regularmente, será necessário investimento de R$ 64 milhões no trabalho em 2011.
A iniciativa de Alckmin de extinguir a Secretaria de Comunicação vai em direção bastante oposta à de seu antecessor, José Serra, que investiu R$ 448 milhões em comunicação em seus quatro anos à frente do governo paulista.
Logo em sua primeira reunião com os novos secretários de governo, Alckmin anunciou a realização de auditoria em todos os contratos de empresas terceirizadas feitos por Serra. Esses contratos representam gastos totais de R$ 4,1 bilhões.
Além da Secretaria de Comunicação, agora transformada em Subsecretaria, sob a Casa Civil, foram extintas as de Relações Institucionais (também sob a Casa Civil) e Ensino Superior (que passou para dentro da Secretaria de Desenvolvimento). As três Secretarias foram transformadas, respectivamente, em Energia, Desenvolvimento Metropolitano e Turismo.
Apesar das mudanças, porta-vozes da agora Subsecretaria de Comunicação garantem que nenhuma mudança radical aconteceu, já que a estrutura continua organizada da mesma forma, com uma unidade de Marketing e outra de Imprensa, sendo mantidos os mesmos equipamentos e cargos.
A equipe continua gerindo contratos de publicidade do Governo e sendo o órgão central do Sistema de Comunicação do Estado. Questionada sobre a perda dos R$ 24 milhões, a Subsecretaria ameniza a medida ao afirmar que foi uma ação de contingenciamento do Governo, uma vez que o projeto para o rio Tietê precisava da verba, e que ela não afetará neste momento as ações da Comunicação.
Licitação em andamento
Ainda está na fase técnica (sem prazo para definição) a licitação aberta pelo Governo do Estado de São Paulo para a contratação de uma assessoria de imprensa. Na segunda etapa, será avaliado o fator preço. A empresa escolhida atuará sob coordenação da Subsecretaria de Comunicação para atender toda a assessoria do Governador e das ações do Palácio, ou seja, apoiando a unidade de Comunicação.
Dez agências de PR estão no páreo, entre elas FSB, Attaché, Fator S, Ateliê, CDN e S.A. Comunicação. Na publicidade, o governo paulista atualmente é atendido por 14 agências - Lua Branca, DPZ, White e Contexto são algumas delas.
Dez agências de PR estão no páreo, entre elas FSB, Attaché, Fator S, Ateliê, CDN e S.A. Comunicação. Na publicidade, o governo paulista atualmente é atendido por 14 agências - Lua Branca, DPZ, White e Contexto são algumas delas.
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