quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Secretaria de Comunicação de SP vira subsecretaria


Assim que assumiu seu novo mandato como Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin decidiu fazer uma "transposição" de recursos da Secretaria de Comunicação, que ele extinguiu, para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Segundo a assessoria de comunicação do DAEE, os R$ 24 milhões recebidos serão aplicados no desassoreamento da calha do rio Tietê. Para esse trabalho, que o DAEE afirma ser constante, como a limpeza de uma casa que se faz regularmente, será necessário investimento de R$ 64 milhões no trabalho em 2011.




A iniciativa de Alckmin de extinguir a Secretaria de Comunicação vai em direção bastante oposta à de seu antecessor, José Serra, que investiu R$ 448 milhões em comunicação em seus quatro anos à frente do governo paulista.

Logo em sua primeira reunião com os novos secretários de governo, Alckmin anunciou a realização de auditoria em todos os contratos de empresas terceirizadas feitos por Serra. Esses contratos representam gastos totais de R$ 4,1 bilhões.

Além da Secretaria de Comunicação, agora transformada em Subsecretaria, sob a Casa Civil, foram extintas as de Relações Institucionais (também sob a Casa Civil) e Ensino Superior (que passou para dentro da Secretaria de Desenvolvimento). As três Secretarias foram transformadas, respectivamente, em Energia, Desenvolvimento Metropolitano e Turismo.

Apesar das mudanças, porta-vozes da agora Subsecretaria de Comunicação garantem que nenhuma mudança radical aconteceu, já que a estrutura continua organizada da mesma forma, com uma unidade de Marketing e outra de Imprensa, sendo mantidos os mesmos equipamentos e cargos.

A equipe continua gerindo contratos de publicidade do Governo e sendo o órgão central do Sistema de Comunicação do Estado. Questionada sobre a perda dos R$ 24 milhões, a Subsecretaria ameniza a medida ao afirmar que foi uma ação de contingenciamento do Governo, uma vez que o projeto para o rio Tietê precisava da verba, e que ela não afetará neste momento as ações da Comunicação.

Licitação em andamento
Ainda está na fase técnica (sem prazo para definição) a licitação aberta pelo Governo do Estado de São Paulo para a contratação de uma assessoria de imprensa. Na segunda etapa, será avaliado o fator preço. A empresa escolhida atuará sob coordenação da Subsecretaria de Comunicação para atender toda a assessoria do Governador e das ações do Palácio, ou seja, apoiando a unidade de Comunicação.

Dez agências de PR estão no páreo, entre elas FSB, Attaché, Fator S, Ateliê, CDN e S.A. Comunicação. Na publicidade, o governo paulista atualmente é atendido por 14 agências - Lua Branca, DPZ, White e Contexto são algumas delas.


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