terça-feira, 20 de setembro de 2011

Schincariol planeja crescer em shoppings e aeroportos

De olho na Copa, grupo faz aportes mais pesados no mercado de franquias e foca na marca Devassa para encerrar o ano com ganho de R$ 110 milhões

Após registrar expansão  de 440% no período compreendido entre   o final de 2008 a   2011 e  no rastro da concorrente, AmBev,  o  grupo Schincariol tem planos para   consolidar-se  até 2013 com 60 franquias  e ampliar a aproximação com o consumidor final e eliminar intermediários, aplicando  investimentos, especialmente, nas  marcas Devassa e Nova Schin.

Este ano,  a meta do  Grupo Sonar, braço  de franchising do grupo Schincariol, é   ultrapassar os    R$ 59 milhões  faturados em   2009, para   R$ 110 milhões,  no final de 2011,  com  42 unidades  inauguradas em todo o País.

A meta agressiva  inclui  investir principalmente no “Ponto Devassa” e “Nova Schin”,   redes de quiosques desenvolvidas especialmente     para crescer com o segmento de  shoppings,  numa área de 9 metros quadrados e investimento de  R$ 155 mil, dos quais R$ 45 mil  são destinados à   taxa de franquia, e R$ 110 mil, à instalação do quiosque.

Há ainda a intenção de  garantir espaço em pelo menos 15 aeroportos  nacionais e internacionais  até o primeiro semestre de 2012,  alvo de grande disputa no setor, antecipando os investimentos aplicados até a  Copa das Confederações e  o Mundial   de 2014. Nesses locais, a Sonar investe em  parceria, até o final de 2012,  com a La Selva Bookstore, rede de livrarias multisserviços onde serão instaladas 20 microcervejarias Devassa, desenvolvida para pontos de grande fluxo e  metragens em torno de 100 m².

Com uma   trajetória de expansão  iniciada em  2008, coube à   holding   Sonar, criada  em 2007 após a aquisição da marca Devassa pelo  Grupo Schincariol, acelerar a expansão desse   modelos de negócio  nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.    “Apostamos neste novo formato, pois queremos nos tornar ainda mais competitivos e atrativos neste segmento de franquias para uma base maior de investidores. O espaço e o investimento são menores, além do que o retorno sobre o investimento, se bem administrado, é garantido após apenas dois anos”, afirma o diretor de Franquias da Sonar, Francisco Duarte.

Em São Paulo, cidade que ao lado do Rio de Janeiro concorre pelo  segundo ticket médio da empresa no modelo de cervejaria (formato  desenvolvido, com lojas  de até  250m²),    o grupo Sonar  pretende abrir quatro novas cervejarias   até o final do ano. O alvo são os bairros  Granja Viana, Vila Madalena e Vila Boim.

A expansão inclui ainda fechar o ano com   novos contratos  nos três estados do sul do País e  entrar no mercado nordestino até o final de 2012, em  cidades como  Salvador, Recife e Fortaleza. “Nosso crescimento está bastante acentuado, o que se explica pelo  fato de termos conseguido definir um modelo de negócio rentável, de maior valor agregado e estimulado pelo aumento do poder de compra da população”, diz Duarte.

De acordo com o executivo, o aumento do poder de compra da classe C despertou ainda o interesse pelo portfólio de cervejas premium, que este ano  cresceu  8%, representado pelas marcas Devassa Premium, Eingeben e Baden Baden.

Há ainda o maior interesse pelos chopes fabricados pela  marca, vendidos  em  cervejarias,   de forma 100% artesanal e cujo processo inclui milcrofiltragem e transporte em caminhões refrigerados. “É óbvio que a  logística desse processo afeta a formação do preço em nossas cervejarias,  pois para preservar todas características da bebida, investimos na segurança da produção”, aponta o diretor.  Líder do setor, a AmBev   foi a primeira companhia de seu segmento a desenvolver o modelo  de franquias de bebida, com o  projetos Nosso Bar.

A companhia também mantém outro cinco modelos de negócios: Quiosque Chopp Brahma, Loja Chopp Brahma Express, Carrinho Chopp Brahma. O modelo Nosso Bar, de franquia popular, é  destinada aos micro e pequenos empreendedores e pretende   incentivar os negócios na classe média, familiares.

A ideia é  desenvolver o bar popular, respeitando as características de cada bairro e franqueado. A companhia também disputa o mercado de shoppings, com o formato Quiosque Chopp Brahma, desenvolvido para corredores de shoppings, aeroportos, rodoviárias e galerias. Os quiosques podem ser ter dimensões de 4m², 9m², e podem estar em lugares abertos ou fechados.

 

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