terça-feira, 20 de setembro de 2011

Apesar da gritaria, mercado está estável

A média de vendas diária na primeira quinzena de setembro está no mesmo patamar da primeira quinzena do mês passado, quase 13 mil unidades de carros e comerciais leves (sem incluir caminhões e ônibus).

Por isso não procedem à informação de que as vendas estão caindo. O número de vendas está praticamente na média diária no ano, apenas 1,7% abaixo. Considerando que na segunda quinzena as vendas aumentam, não existe nenhum sintoma de que estamos vivendo o início de uma bancarrota, como fez supor o ministro Guido Mantega para justificar o pacote que aumentou o IPI em 30 pontos percentuais para os importados.
As vendas diárias até sexta-feira estavam em 12.985 unidades, contra uma média de vendas diárias no ano de 13.210 no ano.
Foram vendidos na primeira quinzena, em onze dias úteis, 142.843 carros e comerciais leves. Restam mais dias de vendas para fechar o mês, que devem cair em relação a agosto porque setembro terá apenas 21 dias úteis, contra 23 do mês passado.
Na classificação por marcas, vale destacar o avanço da Renault, que tem 6,26% na quinzena e está a apenas 2,27% da Ford e a reação da Toyota, que passou a Hyundai e ocupa parcialmente a sexta posição no ranking. A Hyundai é ameaçada também pela Kia, que não passou a concorrente por apenas um carro na quinzena (veja ranking).
Vendas Carros e Comerciais Leves
1 a 16 de setembro/2011

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