quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Varejista de calçados investe em novo espaço

Marcas como o Grupo Oscar Calçados, a Di Gaspi e a Crocs analisam oportunidades e investem na abertura de novos pontos de venda

O brasileiro deve gastar neste ano cerca de R$ 700 em compras no varejo de vestuário, calçados e acessórios. Por conta disso, a disputa pelo gosto do freguês tende a aumentar entre as redes que comercializam calçados, e há forte tendência de expansão no segmento, com a entrada inclusive da gigante norte-americana Crocs no País. Com isso, as redes nacionais do setor anunciam planos de demarcar território, como o Grupo Oscar Calçados, além da Di Gaspi All Sports e outras.

Considerado  a principal rede calçadista do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, o Grupo Oscar Calçados comemora 30 anos de atuação, com o desafio  de aumentar  30% o seu faturamento este ano. De acordo com José Oscar Constantino, diretor da Oscar Calçados, os planos incluem a abertura de novas lojas no interior e no  litoral paulista, além da entrada no comércio  eletrônico (e-commerce). A rede  também comemora aumento de 15% no faturamento do primeiro semestre deste ano, em relação ao ano de 2010. Para o fundador da empresa, José Oscar Constantino,  nascido em Tupã, cidade do interior paulista, o faro para negócios veio muito cedo.

Foi ainda garoto, quando trabalhava em uma loja de sapatos, que ele vislumbrou a primeira oportunidade de abrir um empreendimento próprio. A época marcou o  nascimento da primeira loja, em São José dos Campos, que hoje abriga  22 lojas  e a maior megastore da rede, localizada  no Shopping Vale Sul. Maior rede varejista da região,  a empresa possui hoje   40 estabelecimentos  comerciais (entre pontas de estoques, lojas próprias e franquias)  e gera 1.500 empregos diretos.

O grupo, que  mantém o foco  no interior de São Paulo, também inaugurou, no início do ano, sua primeira loja em Resende, no Rio de Janeiro. O empresário recorda que no começo do negócio, com poucos recursos e uma marca ainda sem força no mercado, o  jeito encontrado para enfrentar a concorrência  foi  “arregaçar as mangas”.  Uma das estratégias adotadas foi a fidelização, em forma de atendimento personalizado.  Hoje, a rede mantém 300 mil clientes  por meio de cartão próprio.  Depois de abrir a primeira loja em 1982, em São José dos Campos,    o grupo apostou na abertura de  novas filiais  em cidades  como Mogi das Cruzes, Taubaté, Guaratinguetá, Jacareí,  e, mais recentemente, Suzano,  no  Estado  de São Paulo.

“Nosso maior público ainda está no interior paulista, mas nesta fase de expansão pretendemos inaugurar lojas no litoral e em outros estados, sem planos para a capital. No início de junho inauguramos a primeira loja fora do estado: na cidade de Resende, no Rio”, diz.  O enfoque de atuação da rede varejista é atender clientes das classes B e C, mas há franquias —como Arezzo e Via Uno— que atingem o público A e B.

e-commerce

Em sintonia com as novas tendências do mercado eletrônico (e-commerce) e as inovações tecnológicas, no segundo semestre o grupo planeja investir pesadamente no mercado de vendas pela Internet.  Conforme  a empresa, a meta é seguir com vistas a  abastecer os consumidores de todo o Brasil, de olho no aumento da demanda por compras virtuais. “Neste ano não temos foco em captação de consumidores, mas  em deixar o sistema operante e eficiente”, diz Oscar. Por isso a rede tem priorizado esforços técnicos  no treinamento de seus 1.500 colaboradores.

Muito forte no segmento calçadista, e com 21 anos de história, a rede de lojas Di Gaspi e Di Gaspi All Sport’s está presente na Capital e no interior de São Paulo com quase 40 lojas. A empresa sempre aposta em campanhas promocionais para alavancar as vendas e fidelizar os clientes, e acaba de realizar uma megaliquidação com até 50% de desconto em diversos itens de vestuário e calçados, feminino, masculino e infantil, acessórios e artigos esportivos.

O LiquiDigaspi coincidiu com o início da campanha do Dia dos Pais, e premiou consumidores com três televisores de LED Full HD através de um concurso cultural.

Internacional

A nova concorrente Crocs, líder mundial em calçados casuais, inaugurou no começo de agosto sua primeira loja própria no Brasil, no Morumbi Shopping, em São Paulo. Para a empresa, que já tinha seus calçados comercializados em mais de 1.200 pontos de venda multimarcas no País e também em lojas exclusivas operadas por terceiros, o objetivo é que o empreendimento seja uma referência, tanto para o consumidor quanto para o lojista, já que estes terão acesso a todo o conjunto de produtos da marca.

Andrew Schmitt, diretor-geral da Crocs na América Latina, afirmou ao DCI que a meta para 2011 é realizar uma expansão saudável e solidificar a marca, tanto aqui como nos demais países da América Latina. “A Crocs também realiza um forte trabalho de imagem e posicionamento nas lojas multimarcas, assim, a empresa continuará a investir nos pontos de venda por meio de materiais e campanhas de merchandising“.

De acordo com ele, a inauguração de uma loja própria no Brasil já integrava o plano de expansão da marca no País, sendo que esta será a segunda administrada pela Crocs na América Latina, uma vez que, em dezembro de 2010, uma unidade que segue o mesmo conceito foi inaugurada no Shopping Unicenter, em Buenos Aires.

Questionado sobre os planos de expansão da rede no mercado nacional, o diretor-geral da Crocs afirmou apenas que a ideia em 2011 é dar continuidade ao plano de abertura de lojas próprias no mercado interno, “priorizando outras capitais além de São Paulo”. A empresa destaca ainda as mídias digitais como áreas que têm recebido grande atenção por parte da Crocs. Nesse aspecto, o site da companhia vem sendo reformulado para se adequar melhor ao mercado. Além disso, a marca tem estreitado o relacionamento com seu público por meio da participação em redes sociais, como Blog, Twitter e Facebook, ferramentas capazes de estabelecer um diálogo mais direto com os consumidores e oferecer a possibilidade de gerar ações que proporcionem experiências interessantes ao seu público-alvo.

A mais recente delas é o desenvolvimento de uma promoção destinada aos usuários do Facebook: “Destino Brasil”,  uma viagem do mascote da Crocs, o Croslite, pelo território brasileiro. O vencedor da promoção ganharia um cruzeiro pelo litoral do Brasil. Atualmente, a Crocs Inc. possui uma média de 4 mil funcionários, e no Brasil conta com uma equipe composta por cerca de 40 profissionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário