segunda-feira, 20 de junho de 2011

Empresas miram no brasileiro médio

Os empresários que participarem do 2º Fórum de Marketing Empresarial, que será realizado de 12 a 14 de agosto no Sofitel Guarujá Jequitimar, em São Paulo, terão uma verdadeira aula sobre as novas classes emergentes. André Torretta, sócio-diretor de A Ponte Estratégia, consultoria especializada na nova classe média brasileira, será um dos palestrantes da segunda edição do evento e vai apresentar nuances do perfil desse novo consumidor brasileiro que se tornou o público-alvo de dez entre dez empresas. Para o consultor, as empresas que quiserem vender para todos terão que focar suas estratégias no brasileiro médio.


“Muito se fala sobre a ascensão da Classe C, ou Nova Classe Média, no Brasil. Centenas de pesquisas já foram feitas constatando esse maravilhoso crescimento econômico e ascensão social. Isso já não é novidade. Todo mundo já sabe. Então qual é o próximo passo? Trabalhar. Desenhar estratégias, traçar táticas, colocar a mão na massa. Por isso o tema da minha palestra é a ‘Nova Classe Média brasileira’. O que acontece com um país quando ele vira classe média, o que acontece com os modelos de negócio, o que pensa e o que quer esse brasileiro da Nova Classe Média brasileira”, afirmou o consultor.


Considerado um dos principais especialistas no tema, Torretta refuta a tese de que as classes CDE são um nicho de mercado e aproveita para reforçar o quanto essa massa se tornou representativa no consumo. “Dizem que o mercado que compreende as classes CDE é um nicho. Que nicho que nada!!! Esse mercado é composto por 80% dos brasileiros. Ou seja, isso não é nicho, isso é Brasil!!!! Temos que entender que agora o Brasil do andar de baixo cresceu, ganhou importância e ele é o brasileiro médio. E assim como os americanos vendem e focam seus esforços para o americano médio, nós também teremos que nos focar no brasileiro médio. Isso se você quer vender para todos, e não ser uma empresa de nicho”, ressaltou ele.


Para o consultor, nem todas as empresas se adequaram a essa nova realidade, a esse novo Brasil. “Tudo isso, o crescimento econômico, os novos modelos de negócios, crise mundial, Bric, aconteceu tudo muito rapidamente. O que eu vejo é que algumas empresas já entenderam isso e já estão se adequando a esse novo Brasil, a esse novo consumidor. Algumas mais, outras menos”, disse.


Outro ponto interessante destacado pelo especialista é o fato de que o Brasil não deve copiar modelos de outros países, mas sim desenvolver a sua própria inteligência de marketing para lidar com essa nova realidade de consumo, o próprio jeito brasileiro. “Precisamos entender que nós não somos os Estados Unidos, que nós não somos a Europa, nem o Japão. Não somos nem melhores, nem piores. Somos diferentes. Eu acredito que agora chegou a hora de encontrarmos um jeito brasileiro de administrar, de inovar. Nós temos que ser a bola da vez também na inteligência de marketing. Chegou a hora de exportarmos modelos. Basta de importação”, enfatizou Torretta.


Palestrantes


Criado, em 2010, pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais –, presidido por João Doria Jr. em parceria com a Editora Referência, de Armando Ferrentini, o Fórum de Marketing Empresarial se consolidou como um dos principais eventos do setor. O encontro vai reunir 180 empresários e executivos das mais importantes empresas do País para debaterem sobre as novas tendências e a evolução do marketing.


Entre os palestrantes estão: Julio Vasconcelos, criador do Peixe Urbano, que falará sobre os “Milhões de consumidores comprando pela internet com desconto”; Hugo Bethlem, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, com a apresentação do tema “O varejo preparado para atender às novas classes de consumo”; Roberto Justus, fundador e presidente do Grupo Newcomm, liderando o painel  “As estratégias publicitárias para atender ao novo consumidor da classe C”; Líbano Barroso, presidente da TAM, com o tema “Passageiros de uma nova era”; e André Torreta, sócio-diretor da Ponte Estratégia, que abordará o tema “Como alavancar vendas e ampliar o consumo com estratégias vencedoras”.


O evento contará ainda com a segunda edição do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, que destacará os melhores cases de sucesso em 12 categorias de atuação das empresas, além do dirigente de marketing que mais se destacou nos últimos 12 meses. As categorias são: Empresa do Ano, Dirigente de Marketing, Marketing Institucional, Marketing de Produto, Marketing de Varejo, Marketing Digital, Marketing Promocional, Marketing de Inovação, Marketing de Relacionamento, Marketing Esportivo, Marketing de Sustentabilidade e Marketing de Responsabilidade Social.

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