terça-feira, 31 de julho de 2012

'Cultura é a praia do paulistano', diz presidente da SPTuris


 É com vista para o sambódromo que, desde dezembro de 2011, o engenheiro Marcelo Rehder, 52, ocupa a presidência da SPTuris, que promove o turismo na cidade. A empresa possui capital aberto e tem como principal sócia a Prefeitura de São Paulo. Goiano de Anápolis, ele mora em São Paulo desde bebê e hoje vive no Real Parque, na região oeste.


Sob sua responsabilidade estão 700 pessoas que planejam eventos que vão da SPFW à Virada Cultural. Amigo do prefeito Gilberto Kassab (PSD), que conheceu na USP, ele é ex-presidente da Cohab-SP (Companhia Metropolitana de Habitação) e acumula a função de secretário-adjunto municipal de Comunicação.
Maria do Carmo/Folhapress
O presidente da São Paulo Turismo, Marcelo Rehder, no Sambódromo
O engenheiro goiano Marcelo Rehder no Sambódromo; ele assumiu a presidência da São Paulo Turismo no final de 2011

sãopaulo - O que falta na cidade para atrair mais turistas de lazer?
Marcelo Rehder - Hoje, 70% dos turistas visitam a cidade para negócios e eventos. Campanhas para que essas pessoas fiquem mais um dia têm sido feitas e estão dando resultados. A cultura é a nossa praia, temos uma oferta enorme de museus, teatros, cinemas e gastronomia que, muitas vezes, nem os paulistanos conhecem.


Qual a maior dificuldade para uma pessoa que visita a cidade?
Para os estrangeiros, a língua. Além disso, no geral, o problema é saber tudo o que a cidade tem. A média de permanência do turista de negócios aqui é de cinco dias. Tem uma série de atividades que eles não conhecem.


O que pode dar errado na Copa?
O Itaquerão terá 68 mil lugares. Hoje já temos eventos que trazem mais pessoas do que isso. O show do U2 teve 80 mil pessoas. Na Copa, alguns dos problemas podem ser os aeroportos e a mobilidade dentro da cidade.


SP ainda tem espaço para crescer?
Sim, mas tem que verticalizar mais e adensar tudo mais perto do transporte público. Ficamos muitos anos sem investir no metrô. Temos de ter transporte sobre trilhos e integrar as linhas da CPTM com a cidade -isso é um coisa que já começou a ser feita.


Qual o cartão-postal mais bonito de São Paulo?
Da parte nova, a ponte Octavio Frias de Oliveira. Também acho bonita a vista da avenida Paulista e do parque Ibirapuera. Gosto particularmente do Mercadão. Em casa, tenho uma foto grande do "skyline" do centro da cidade.


E a pior mania do paulistano?
Falar mal da cidade. Tenho muitos amigos cariocas que moram aqui e notam que os paulistanos sempre reclamam. Eu nunca falei mal, e olha que sou goiano. Não temos as belezas naturais do Rio, mas há lugares muito interessantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário