terça-feira, 31 de julho de 2012

Artigo: mídias sociais e o mundo corporativo


Hellen Santos, analista de New Media da Iveco, comenta sobre o crescimento da marca nas redes sociais ao patrocinar o Corinthians


Por Hellen Santos
Analista de New Media da Iveco

Inovar. Essa palavra faz parte não só do DNA da Iveco, mas, também, da sua visão de negócio. Não foi por acaso que, nos últimos anos, a montadora conquistou o status de pioneira no relacionamento online com seus clientes graças à estratégia contínua de inovação em produtos, processos e comunicação, seguindo a forte tendência da comunicação digital. A entrada da empresa no mundo virtual aumentou a sua visibilidade, aproximou a marca de seus públicos e admiradores, agilizou o relacionamento com o cliente, melhorou o atendimento com mais rapidez e eficiência, abriu possibilidades de interação e absorção de ideias como nunca antes visto, colocando a Iveco mais acessível ao cliente em qualquer lugar que ele esteja.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que as corporações que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período.
De olho neste cenário, um dos pontos fortes da nossa estratégia de comunicação digital é a presença em redes sociais com perfis em sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Twitter e Linkedin, além do Youtube e de um blog. Esses canais possibilitam uma aproximação constante do cliente com a empresa e, por meio deles, atingimos cada vez mais usuários entre caminhoneiros, clientes, admiradores da marca e parceiros. Nos últimos cinco anos, a empresa, precursora nesta área entre as montadoras do setor, coleciona um leque de estratégias voltadas para as mídias sociais. Entre elas, o lançamento do primeiro blog de caminhão do Brasil e o lançamento do Iveco Tector Stradale 100% online através deste canal, além de campanhas inovadoras de divulgação das ações de marketing da empresa.
Recentemente, a Iveco ganhou notoriedade nesses canais ao patrocinar o Corinthians nos jogos da semifinal e final da Copa Libertadores da América. Para potencializar essa iniciativa e ampliar a visibilidade, foram realizadas diversas ações de massa e segmentadas envolvendo todos os públicos de relacionamento da montadora, principalmente, no que diz respeito às redes sociais. A repercussão desta ação, de uma forma geral, foi surpreendente para a montadora. O número de fãs da Iveco no Facebook passou de 2.200 para mais de 95 mil, foram realizados três concursos culturais pelo blog, o que aumentou significativamente o número de acessos à página. Essa estratégia, conjugadas com anúncios e ações diretas com os clientes, renderam frutos não só à Iveco, já que a audiência nos jogos superaram todas as expectativas. O título da Libertadores garantiu à montadora exposição intensa em todos os canais midiáticos nacionais e internacionais. Foi mais uma jogada de mestre que investiu em uma exposição de marca histórica para a montadora.
Esses resultados só vêm reforçar que a entrada da Iveco no mundo virtual foi um desafio, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para que a montadora construisse uma participação cada vez mais crescente nas redes sociais, que vieram para humanizar o relacionamento da empresa com seus diversos públicos.

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