quarta-feira, 27 de junho de 2012

Novas regras para publicidade no celular

Anatel questionará se a base de usuários de telefonia móvel quer continuar recebendo as mensagens publicitárias de suas respectivas operadoras

Os portadores de telefone celular podem, agora, optar por não receber mais as mensagens de texto com publicidade de suas próprias operadoras. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou novas medidas para a publicidade via telefones móveis, tendo em vista as próprias empresas de telefonia – que frequentemente encaminham mensagens de textos para sua base de clientes informando sobre promoções, bônus e outros serviços.

Entre os dias 20 de Julho e 20 de setembro, todos os proprietários de telefone celular receberão uma mensagem de texto com o seguinte aviso: “Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX”.


A partir de então, as operadoras só poderão enviar mensagens de SMS com teor publicitário para os assinantes que não se recusaram a recebê-las, ou seja, para a base de opt-in (denominação dada aos usuários que concordam em receber informes e mensagens das marcas).


Com esta medida, a Anatel procura, justamente, atualizar a base de opt-in das operadoras, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários o direito de escolha de receber ou não as mensagens publicitárias. Junto com essa pesquisa, a Anatel também estabeleceu que as operadoras deverão, no momento do contrato inicial com os assinantes, questioná-los sobre o envio das mensagens publicitárias. 

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