quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Febre de franquias chega à internet

Classificados automotivos online estão em voga, a web é sempre o primeiro caminho de pesquisa


Conforme análise levantada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo e o que mais cresce. De 2008 a 2009, o faturamento do setor saltou de 55 para 63 bilhões de reais. O número de redes franqueadas evoluiu de 1.379 para 1.643. No mesmo período, o crescimento em unidades de franquias foi de 71.954 para 79.988.

Aproveitando esse mercado, o empresário Paulo Cruz, criou em 2009 o portal Temusados, que é um site de ofertas para comprar ou vender carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos. A ideia surgiu quando o empresário precisou vender três caminhões em um site. “No começo eu tinha um frigorífico em Mato Grosso, porém, como estava cansado do setor, decidi vender a empresa. Quando necessitei revender alguns veículos, e percebi que este estilo de empreendimento pela internet era muito viável.”, fala Cruz.

A partir daí, antes de montar o negócio, percebeu que o mesmo poderia virar uma franquia, e em 90 dias já tinha quatro unidades. Hoje, a empresa é o único modelo de franquia neste segmento e é uma opção diferente neste mercado. “Atualmente estamos com franqueados em 27 localidades, entre elas Acre, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em São Paulo, nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Birigui, Limeira, Lins, Marília, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Penápolis e Promissão.”, enumera.

O primeiro franqueado da rede, foi o diretor comercial, Alessander Aleixo, de Rio Claro – SP, que hoje conta com 120 lojas cadastradas. “Eu queria um negócio que pudesse beneficiar o maior número possível de pessoas e pelas inúmeras oportunidades que esse mercado de veículos oferece. O brasileiro é apaixonado por carros e o site é um negócio extremamente promissor. Só tende a crescer.”, diz Aleixo.

Segundo o diretor comercial, o portal facilita a vida do consumidor, pois ele vai direto às lojas que tem o carro que procura. “O usuário economiza tempo, além do que, o site ajuda a comprar preços e fazer um negócio melhor. Por outro lado, para o lojista, revendedor ou concessionária também é uma excelente ferramenta de divulgação, com baixo custo em relação a outros veículos de divulgação, dando grande visibilidade.”.


Já o franqueado Hélio Rodrigues, de Nova Iguaçu – RJ, começou no negócio no mês passado e já tem meta de fazer a primeira franquia. “Quero desenvolver intimidade e novos padrões com o negócio. Posteriormente, tudo dando certo e estando preparado, vou expandir para outras áreas do Rio de Janeiro e quem sabe, Brasil. Além do que, o mercado de carros usados no Rio é aquecido e a web é o primeiro caminho de pesquisa.”, diz.

Durante a implantação, uma equipe vai até a região da franquia para formatar, cadastrar as principais lojas e treinar técnicas de abordagem para a captação de clientes e funcionamento do software administrativo e do site. “Para auxiliar nossos franqueados, disponibilizamos suporte, que funciona de segunda a sexta-feira.”, explica Cruz.

Para abrir uma franquia Temusados, o investimento inicial dependerá de cada região franqueada, desta forma, varia de R$ 13.000,00 a R$ 60.000,00. Já a taxa de franquia fica na média de R$ 10.000,00 a R$ 50.000,00, o percentual de rentabilidade pode chegar a 50% do faturamento.

O portal Temusados funciona da seguinte forma: o franqueado regional credencia lojas de veículos usados local no site, que se torna a vitrine eletrônica dos produtos. Através do portal o consumidor faz uma pesquisa e seleção de carros via internet para compra, envia ao lojista para contato pessoal, e vai à loja apenas para averiguar as condições reais do veículo e fechar negócio.

Para mais informações: www.temusados.com.br.

Dados da Franquia

Nome da franquia: Temusados.
Descrição da franquia: Site de ofertas para comprar ou vender, carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos.
F (ano de fundação): 2009.
IF (início de sistema de franquia): 2009.
B (unidades no Brasil): 28 localidades que são Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Missões e Uruguaiana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e nas cidades de Araçatuba, Bauru, Birigui, Limeira, Lins, Marília, Osasco, Rio Claro, Penápolis, em São Paulo.
Investimento inicial: O investimento inicial depende muito de cada região franqueada, mas vai de R$ 13.000,00 a R$ 60.000,00.
Taxa de franquia: De R$ 10.000,00 a R$ 50.000,00.
Capital de giro: Não precisa.
Royalties: 15% do faturamento.
Taxa de publicidade: 3% do faturamento.
Área mínima: Pode trabalhar Home Office.
Nº de funcionários: De 1 a 3 funcionários.
Faturamento bruto: R$ 25.000,00.
Lucro líquido: De 40% a 60 % do faturamento.
Prazo de retorno: Em média, de 12 a 18 meses.
Prazo de contrato: 60 meses.
Site: www.temusados.com.br.

*Pesquisa levantada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Pauta postada em: 15/09/2011 11:07

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