sexta-feira, 10 de junho de 2011

GM pode colocar a Opel à venda novamente

A revista alemã Der Spiegel afirma que a General Motors poderá vender sua subsidiária alemã, a Opel. O grupo americano colocou havia colocado a Opel à venda durante a crise por que passou em 2009 e esteve prestes a concretizar sua transferência para um grupo que incluía bancos e investidores russos, mas o negócio não se concretizou.

Segundo a Der Spiegel, a motivação da GM seriam os contínuos prejuízos registrados pela Opel e a aparente falta de perspectivas para uma reversão do comportamento da empresa em curto prazo.
Apesar de uma série de mudanças estruturais, a Opel não conseguiu equilibrar sua situação, especialmente delicada no concorrido mercado europeu, onde existe uma grande capacidade ociosa por parte das fabricantes de automóveis.
Outro indicador da má situação da Opel, apontado por analistas, foi a saída da empresa, em abril, do engenheiro Frank Weber, que se transferiu para a BMW. Weber foi um dos principais participantes no início do projeto do Chevrolet Volt e ocupava o posto de chefe de planejamento de produto na Opel. Sua saída levantou boatos de que há poucos novos produtos em desenvolvimento na Opel.
A GM está investindo para promover a marca Chevrolet na Europa, como parte de sua política para transformá-la na mais importante do grupo internacionalmente. Mas, até o momento, a ofensiva tem se limitado a carros posicionados em nichos inferiores do mercado. A perda da Opel, que tem sido o braço europeu da GM desde a década de 1930, poderá ter um impacto forte na presença do grupo no continente.
A Der Spiegel especula que, entre possíveis interessados na aquisição da Opel, poderia figurar a Volkswagen, que ambiciona tornar-se a maior fabricante do mundo até 2018 e aumentaria sua participação no vital mercado alemão. Outros candidatos possíveis incluem grupos chineses, em busca de uma abertura para o mercado europeu.
A GM do Brasil sempre teve fortes ligações com a Opel. A maior parte dos modelos aqui vendidos com a marca Chevrolet tem origem na Alemanha, como o Opala, Chevette, Kadett, Vectra, Astra e Corsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário