sexta-feira, 10 de junho de 2011

As futuras atrações da Ford

Já deixou de ser segredo que o Brasil ganhou muita importância no centro das decisões das principais fabricantes globais. A Ford, que foi obrigada a se reestruturar há alguns anos, conseguiu, por conta disso, pas­sar quase incólume pela crise que abalou a GM e a Chrysler. Agora, ela prepara uma série de atrações para o merca­do nacional a médio prazo, quando ve­remos a chegada dos novos EcoSport, Ranger e Focus, produtos de muita importância para a marca.
 
A novidade mais imediata, como já antecipamos há alguns meses, diz respeito a um leve facelift no Ka, que deverá estrear em junho seguindo os traços da última reestilização do Fiesta feito na Bahia. Já para 2013, o subcompacto deverá passar por sua mudança mais profunda, com a chegada da nova geração para o país. Em um primeiro momento, nossa fonte da Ford informou que o modelo utilizará um inédito motor 0.8 3 cilindros turboalimentado, cuja potência ainda não é conhecida. Nesta sexta-feira (3), todavia, a marca do oval azul anunciou que produzirá um motor 1.0 tricilíndrico global.
 
Atualmente produzido em São Bernardo do Campo, SP, o Ka terá a sua produção deslocada para Camaçari, BA, onde será montado em conjunto com o novo EcoSport. Quando o renovado compacto entrar em produção, a linha Fiesta comercializada atualmente deixará de ser oferecida.
 
Mas não pense que, com a mudan­ça do local de fabricação do Ka, a fábrica de São Bernardo do Campo ficará ociosa: a versão hatch do New Fiesta será produzida lá, com uma leve atualização no design, dentro de dois anos. Só que, antes disso — provavelmente em maio — esse novíssimo Fiesta chegará ao país, mas importado do México, assim como o sedã, que continuará vindo de lá. Todas essas mudanças “matarão” não só o Ka atual, mas também a Courier, que ainda não tem substituta prevista.
 
No primeiro semestre de 2012 ocorrerá o lançamento da segunda geração do EcoSport, modelo que vem sendo tratado com muito cuidado na empresa, já que se trata de um de seus mais bem-sucedidos veículos no mercado. Como será construído sobre a plataforma B515, ele não deverá crescer muito em relação às dimensões atuais. 
 
A segunda geração do EcoSport será um projeto global e chegará aos mercados da Europa, da Ásia e do México além da América do Sul. No Brasil, ele manterá o estepe na traseira e a tampa do porta-malas do tipo swing gate, com abertura lateral.
 
Com freios ABS de série, teto solar opcional e possibilidade de receber rodas aro 15” ou 16”, o futuro EcoSport, além do porte, também se manterá numa faixa de preços similar à atual, variando de R$ 55 000 até cerca de R$ 80 000 na configuração top com tração 4x4.
 
A nova Ranger, que foi apresentada em outubro de 2010 na Austrália, será produzida na Argentina para abastecer o nosso mercado, como já ocorre atual­mente. A apresentação no Brasil, assim como a do EcoSport, está prevista para o primeiro semestre de 2012. Ainda para o utilitário, está nos planos uma inédita carroceria fechada, nos moldes da Hilux SW4, prevista para o início de 2013.
 
Com vários detalhes externos inspirados no New Edge, destaca-se entre a gama de motores (ao menos no mercado asiático) o 3.2 l Duratorq de 5 cilindros turbodiesel, que entrega 200 cv e 47,8 mkgf de torque. Mais refinada, a picape ganhará tecnologias como o Adaptive Load Control e o Trailer Sway Control, para o gerenciamento do veículo dependendo da quantidade e tipo de carga. Pelo menos no Brasil, ela deverá, por fim, estrear a versão flex.
 
Enquanto o novo Fusion já está sendo desenvolvido e deverá ter um visual que lembra, pelo menos na dianteira, os Aston Martin, a Ford ainda planeja para 2014 ou 2015 entrar no segmento das minivans. Acompanharemos de perto.

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