segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Concorrentes ao trono: HB20 X Onix

Ambos estreiam com bons números nas vendas. Confira as armas de cada um para roubar liderança do Gol



Os dois chegaram ao mercado com apetite de leão. Menos de um mês separou o nascimento da dupla. Primeiro estreou o Hyundai HB20, no meio de outubro. Depois veio o Chevrolet Onix, no início de novembro.
E logo no primeiro mês completo de vendas os estreantes impressionaram pela voracidade. O coreano, feito em Piracicaba, vendeu 8.077 unidades. Já o Onix teve 7.409 emplacamentos. Os recém-nascidos ainda estão distantes do líder VW Gol (que em novembro comercializou 25.591 unidades). Mas o certo é que, se a gana de ambos continuar alta, são sérios candidatos a roubar o trono do rei.
Para destrinchar as armas de cada um, nada melhor do que uma disputa com o que cada um tem de melhor para mostrar, ou seja, com as suas versões top de linha.
No Hyundai, trata-se da configuração Premium, dotada de motor 1.6, por R$ 44.995. No Chevrolet, é o pacote LTZ, com propulsor 1.4 e preço de R$ 41.990. Os R$ 3.005  a mais podem ser creditados na capacidade volumétrica do motor do HB20 e na maior lista de equipamentos de série, como sensor crepuscular e de estacionamento, além de volante multifunção com regulagem de altura e distância (só altura no Onix).
Estilo /A dupla esbanja estilo. Verdade, que cada um com a sua tribo. O Onix faz a linha mais brutamontes. Sua carroceria é volumosa, com linha de cintura alta, muitos vincos no capô e caixa de rodas saltada. Já o HB20 exibe as tais linhas fluídas, já presentes em outros modelos da marca. Os faróis são esticados, o capô é liso e a traseira é recortada. Lado a lado, os dois chamam a atenção.
Nas dimensões, uma leve vantagem para o Onix. Três centímetros a mais no comprimento, dois na largura e outros dois no entre-eixos (o maior da categoria). O resultado é mais espaço para as pernas no banco traseiro. Porém, neste ponto, quem quiser conforto terá de sentar nos bancos da frente.
No quesito vida a bordo, o modelo da Chevrolet se destaca por contar com o descolado sistema MyLink. A bossa traz uma tela sensível ao toque de sete polegadas com possibilidade de interação com iPhone e sistema Android. É possível importar fotos e músicas do celular de forma simples, além de usar o bluetooth para fazer ligações.
O HB20 fica devendo nessa. Apesar de trazer volante com funções do rádio e conector para iPhone, falta bluetooth, que hoje é um item cada vez mais básico até em modelos de entrada. Falha grave, mas não chega a ser um pecado.
Espertos na aceleração e distintos no molejo
Para impressionar, a Hyundai decidiu colocar o motor Gamma 1.6 flex com duplo comando de válvulas e potência máxima de 128 cavalos de potência (a maior da categoria) em seu HB20 top de linha. Mesmo assim,  o Chevrolet Onix não se intimida.  A marca atualizou o seu EconoFlex 1.4 e o transformou em SPE/4.  A engenharia reduziu atritos, mudou a posição de alguns componentes e instalou uma ignição independente para melhorar o ânimo de seu propulsor.
Na prática, HB20 e Onix têm desempenho semelhantes no dia a dia rodando na cidade. Os dois são espertos nas acelerações e não fazem feio nas retomadas e ultrapassagens. A diferença de cilindrada fica evidente na estrada. Rodando a 120 km/h, por exemplo, o HB20 gira manso pouco acima das 3.000 rpm enquanto o Onix vai até os 3.500 rpm.
O HB20 tem acerto de suspensão mais rígida, próxima da encontrada no VW Gol. Isso favorece uma tocada mais esportiva. O modelo da Hyundai entra  com vontade nas curvas mais fechadas, apesar de sentir mais os buracos. Já o Onix privilegiou o conforto. O motorista que experimentar entrar mais rápido em uma curva vai ouvir os pneus 185 cantarem a plenos pulmões. Apesar disso, o Chevrolet transmite segurança e uma direção hidráulica com peso certo. Por outro lado, a direção do HB20 podia ser mais pesada em altas velocidades. Mas nada que desabone o bom conjunto coreano.

Ficha técnica 
HB20 Premium

PREÇO:  R$ 44.995
ORIGEM: Brasil
MOTOR: Transversal, quatro cilindros em linha, 1.591 cm³, flex, DOHC, CVVT. Potência máxima de 122 cv (gasolina) e 128 cv (etanol), ambos a 6.000 rpm. Torque de 16  kgf.m (g) a 4.500 rpm e 16,5 kgf.m (e) a 5.000 rpm
TRANSMISSÃO: Câmbio manual de cinco marchas
PNEUS: 185/60 R 15
DIMENSÕES:  3,90 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos
DESEMPENHO  De 0 a 100km/h em 9,7 segundos (g) e 9,3 s (e)   e máxima de 184  km/h (g) e 188 km/h (e)

Ficha técnica 
Onix LTZ

PREÇO:  R$ 41.990
ORIGEM: Brasil
MOTOR: Quatro cilindros, flex, oito válvulas, 1.389cm³, potência máxima de 98 cv (gasolina) e 106 cv (etanol), ambos a 6.000rpm e torque  máximo de 12,9 kgf.m (g) e 13,9 kgf.m (e), ambos a 4.800 rpm
TRANSMISSÃO: Câmbio manual de cinco velocidades
PNEUS: 185/65  R15
DIMENSÕES: 3,93 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos
DESEMPENHO  De 0-100 km/h em 10 segundos  e máxima de 180 km/h (etanol)

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