quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pontofrio reposiciona sua marca



Ao completar 66 anos de atuação no mercado varejista nacional, outubro marcará um novo tempo para a comunicação do Pontofrio. Depois de mais de um dois anos de estudos e pesquisas, um trabalho realizado pela área de marketing da Viavarejo – holding que abriga as marcas Casas Bahia e Pontofrio – conduzido sob a batuta da Diretoria Comercial, o Pontofrio ganhará uma nova expressão de marca, que inclui filmes para TV, anúncios impressos, peças para cinema, rádio e visual de loja.

 
Completamente reformulada, a linha de comunicação apresenta a tecnologia aplicada à vida das pessoas. “Mais do que um ponto de venda high tech, o Pontofrio será a marca que ajudará o cliente a encontrar a tecnologia mais adequada às suas necessidades e que melhor se encaixa no seu dia-a-dia”, comenta o Vice-Presidente Comercial da companhia, Roberto Fulcherberguer.
 
Buscar um novo posicionamento para o Pontofrio foi um processo natural diante das mudanças que a tradicional rede carioca passou ao longo dos últimos dois anos. “Apresentamos um novo conceito de lojas, reformulamos o mix de produtos da rede, buscamos nos estabelecer com nosso público-alvo - A e B, além da classe C+ - e consolidar nosso posicionamento no mercado”, lembra Fulcherberguer.
 
Para chegar ao formato ideal da nova comunicação, a diretoria de marketing conduziu, em parceria com a consultoria Future Brand e com a agência de propaganda da rede, Young & Rubican, um longo e detalhado trabalho que passou por pesquisas com stakeholders – de consumidores, a acionistas e colaboradores –, estudos de co-criação, entrevistas em profundidade com consumidores, em conjunto com a consultoria CO.R Inovação e o Data Popular, além de análises de mercado, da concorrência e abrangência da marca. “Nosso desafio foi construir um novo posicionamento alinhado à estratégia do negócio traçada pela área comercial e, principalmente, sem causar ruptura, foi um processo”, ressaltou Flavia Altheman, diretora de marketing da Viavarejo.
 
Essa evolução começou a ser apresentada pela empresa neste ano, quando novos elementos começaram a ser inseridos na comunicação de maneira natural. A primeira campanha - “Botão” - foi colocada no ar em março. A segunda fase foi apresentada ao público na campanha “Ponto de Vista”, que atrelava a imagem de clientes interagindo com os produtos ofertados nos anúncios. No mês das mães, a rede produziu também um novo formato de filme exclusivo para a web.
 
 “Agora chegamos ao conceito final, comemora a diretora de marketing. As novas peças terão sempre o bom humor ligado às soluções da tecnologia, revelando uma experiência de uso do produto”, finaliza ela. O filme institucional de estreia, “Manifesto”, entra no ar nesta semana. No material, o Pontofrio convida as pessoas a comemorarem os bons momentos da vida em cenas de relacionamentos em família ou encontro com os amigos. Um novo slogan assinará a campanha: ‘Pontofrio Viva a Inovação’.
 
Em parceria com a empresa Zanna Sound, também foi realizado o trabalho de Branding Sensorial, com a finalidade de integrar os sentidos aos da comunicação da marca, seus produtos e serviços. Desta forma, será possível conectar os consumidores à rede de forma sensorial, seja ao entrarem nas lojas, ou ao ouvirem uma propaganda da marca. 

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