sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Surge a caxirola, a vuvuzela brasileira


Instrumento oficial da Copa foi criado por Carlinhos Brown, em parceria com a agência The Marketing Store


Mais do que mascote ou logotipo, a grande lembrança de alguém sobre a Copa do Mundo de 2010 foi ela. Onipresente nos jogos do evento, a vuvuzela irritou jogadores na mesma medida em que divertiu torcedores. E, agora que os organizadores já apresentaram logotipo e mascote oficiais da Copa de 2014, nada mais justo do que abrir espaço para o lançamento da vuvuzela brasileira.
O instrumento escolhido para ser o “som da Copa” foi a caxirola, um chocalho de ares artesanais inspirado no caxixi, instrumento de origem indígena, e muito usado em rodas de capoeira pelo País. Cerca de 190 milhões unidades serão produzidas para o mundial. Quase que uma para cada brasileiro. A criação foi do cantor Carlinhos Brown em parceria com a agência The Marketing Store.
A escolha da caxirola não tem a ver com a Fifa, mas sim com o governo brasileiro que, por meio do Ministério dos Esportes, chancela projetos que ajudam a promover o País durante a Copa. Os aprovados, como a caxirola de Carlinhos Brown, poderão estampar as marcas Fifa e Copa do Mundo 2014.
Brown, entusiasmado com o projeto, demonstrou a caxirola ao ministro dos Esportes Aldo Rebelo, em evento ocorrido nesta quinta-feira, 27. Ele fez, inclusive, uma versão do hino nacional brasileiro, além de propor uma canção para a torcida brasileira: “Queremos fazer o som do mar. E quando a torcida gritar Ney, o instrumento fará o som do mar”, explicou, no vídeo abaixo. E você, gostou da vuvuzela brasileira?




Confira vídeo em que Carlinhos Brown explica o funcionamento da caxirola:


Nenhum comentário:

Postar um comentário