terça-feira, 4 de setembro de 2012

RBS faz campanha por melhor educação

Nova estratégia quer mobilizar população pelo ensino






Depois de promover grandes campanhas como “Crack, nem pensar”, fazendo um alerta aos riscos da droga, e “O amor é a melhor herança”, que incentivava a denúncia de maus tratos à infância usando monstrinhos como personagens, agora a RBS elege a educação como tema de sua nova campanha social.
O grupo lançou na semana passada a campanha institucional “A educação precisa de respostas”. Além da ação publicitária, criada pela DM9Sul, o trabalho também envolve as áreas editorial e institucional da companhia a fim de incentivar uma grande mobilização. A bandeira engloba toda a plataforma multimídia do grupo, envolvendo seus mais de seis mil colaboradores.
Promovida em conjunto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, a campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade, fiscalizar e cobrar o poder público em prol da educação, além de estimular e valorizar ações concretas de transformação nessa área. E parte de seis perguntas: por que, mesmo sendo a 6ª economia do mundo, o Brasil ainda está no 88º lugar no ranking mundial da educação?; por que 34,5% dos alunos do Ensino Médio não estão na série correspondente à sua idade?; por que é importante os pais participarem da vida escolar dos seus filhos?; por que apenas 2% dos estudantes querem seguir a carreira de professor?; por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática; e por que a maioria dos alunos matriculados no último ano do Ensino Fundamental não aprende o mínimo considerado adequado?
“A grande vocação da RBS é promover o engajamento em temas relevantes para sociedade nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Neste sentido, a gente espera mobilizar a comunidade em torno da causa e promover um benefício para todos, pois não existe nada mais importante que a educação”, comenta Eduardo Melzer, presidente do Grupo RBS. Para o executivo, o tema transcende gerações e visivelmente é uma das maiores deficiências que nós temos no país. “Educação de qualidade é uma lacuna importante e estamos engajados nesse sentido, pois se trata de uma condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do Brasil”, complementa.
A ação foi lançada com um "Painel RBS" especial sobre a qualidade da educação. O programa de televisão transmitido ao vivo, realizado em Porto Alegre, contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e dos secretários da Educação dos governos de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, e do Rio Grande do Sul, José Clóvis Azevedo. O conteúdo está disponibilizado no site especial do tema, o “Precisamos de respostas”, onde a comunidade pode participar enviando suas perguntas sobre educação. Marcio Callage, presidente da DM9Sul, diz que a ideia do site é criar um canal de diálogo com a sociedade, estimulando a disseminação de bons exemplos e um fórum qualificado de discussão.
Já o filme criado pela agência provoca a população a refletir sobre a qualidade da educação. Anúncios impressos, spots de rádio e peças para internet também seguem a mesma ideia, baseada na logomarca do projeto, que tem como símbolo o dedo indicador levantado, gesto habitual de quem quer fazer uma pergunta. Na produção, em um tom sério e de urgência, personagens representando diferentes setores da sociedade como pais, alunos, professores e empresários lançam perguntas utilizando o gesto.
Para chegar ao conceito da campanha, a agência mergulhou fundo no tema, reunindo-se com especialistas na área, editores do Grupo RBS e equipe da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Segundo Callage, a DM9Sul percebeu que a educação no Brasil está cercada de questionamentos. “E não existe apenas um problema, mas vários. A campanha quer estimular a sociedade a questionar e fazer as perguntas para gerar um debate em busca das respostas necessárias.”, diz. A criação é de João Pedro Vargas e Márcio Fritzen, com direção de Rafael Bohrer e Marco Bezerra. A produção é da Zeppelin Filmes, com direção de cena de Rogério Souza e trilha da A9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário