terça-feira, 11 de setembro de 2012

O 11 de setembro na publicidade



  O 11 de setembro de 2001 ficou marcado na mente de todos. Foi o maior atentado terrorista em solo norte-americano da história. Hoje ele completa 11 anos.
As tragédias costumam gerar criatividade. Adventos como a internet e o cinema ganharam força durante períodos de guerra. Até mesmo a propaganda aprendeu algo com a Revolução Soviética do início do século e com os caprichos do nazista Joseph Goebbels. O 11/9 também provocou a cabeça dos criativos. Reunimos aqui algumas peças e campanhas que utilizaram a tragédia de 2001 como mote.
Confira a lista completa:
1 - Este anúncio polêmico foi criado por "jovens" da DM9DDB, mas, segundo o CEO da agência, Sergio Valente, "nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou submetidos a prêmios".
Também há um vídeo da campanha:


2 - Agência Levenson and Hill, de Dallas. Feita para a empresa de crédito USA Discounters em homenagem ao décimo aniversário do atentado.


3 - Agência Giovanni+DraftFCB,  do Rio de Janeiro. Produzida para a Ortobom. A peça diz que sempre há coisas que tiram o nosso sono, por isso é bom escolher bem o colchão.


4 - Agência Ogilvy & Mather, da Colômbia. O jornal El Pais demonstra, através de uma espécie de jogo dos sete erros, que a publicação possui uma cobertura profunda dos fatos.


5 - Agência LG&F, para a Cobis, empresa de hardware. A peça sugere que seu hard-drive é um 11 de setembro prestes a acontecer.


6 - Agência Saatchi & Saatchi, de Nova York. A imagem foi produzida para relembrar, anos depois, que o memorial em homenagem às vítimas ainda não havia sido construído.


7 - Agência Graffiti BBDO, da Romênia. Feita para o History Files. A peça faz parte de uma campanha do site que traz fatos históricos em forma de brifings.


8 - Agência Taxi, de Toronto, no Canadá. Produzida para a automotiva Mini.


9 - Agência DDB, da Nova Zelândia. Feita para o grupo anti-fumo ASH.


10 - Agência Saaatchi & Saatchi, da França. Para a revista francesa Courrier.


11 - Agência Lowe Bull, de Cape Town. Outra peça produzida para uma publicação jornalística. Nesta, o Cape Times diz que "O mundo pode mudar em um dia. Não perca sua edição diária de notícias em profundidade."


12 - Agência BBDP e Fils, de Paris. A organização humanitária Solidarités usou a tragédia do Titanic e o 11/9 para uma analogia com a falta de água no mundo.


Com informações da CBS.

Redação Adnews

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