segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vivo lança primeira campanha da unificação de marca com a Telefônica

Criada por DPZ e Publicis, ação comunica mudança aos clientes


A unificação das marcas Vivo e Telefônica será comunicada a partir desta terça-feira (3), quando entra no ar a parte informativa da campanha, criada em parceria pelas agências DPZ e Publicis, com três filmes, produzidos pela ParanoidBR. O material anuncia que, a partir do dia 15 de abril, existirá uma marca só: Vivo - que, além do móvel, concentrará os serviços telefonia fixa, banda larga, fibra ótica, TV por assinatura, TV digital e fibra TV.

A campanha faz uma brincadeira com o hábito das pessoas de chamarem os devices por diversos nomes para comunicar a extinção da marca Telefônica, disse Cristina Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo. “Vamos dizer que as pessoas podem chamar os produtos pelo nome que escolherem, mas que a partir de agora o nome oficial será Vivo”. "Escolhemos um jeito simples, bastante popular e um jeito muito simpático para comunicar este momento", acrescentou Leo Macias, diretor de criação da Publicis e da campanha.

Esse primeiro esforço fica em cena por cerca de 10 dias, com o objetivo de “tranquilizar” as pessoas sobre as mudanças e informar que “só virão coisas boas”. "Queremos garantir que todos os clientes sejam comunicados de alguma forma, que não renham receio e vejam como positivo esta transição. Queremos dar boas vindas para esses clientes". O pacote de mídia inclui TV, impresso, digital, distribuição de 250 mil ecobag no jornal Destak e mídia exterior em duas linhas de metrô e nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. A marca também tem reformulado as lojas para que estejam todas sob o estilo na marca no dia 15.

Ainda integram a estratégia da marca ações como a Call Parade, inspirada no Cow Parade, na qual 100 orelhões serão estilizados, entre os dias 20 de maio e 24 de junho - iniciativa que, além de interagir com o novo posicionamento, serve como uma mensagem a favor do uso consciente da telefonia pública e convida o público a participar pelo site da Call Parade; e o Vivo Open Air, no Jockei Club de São Paulo, evento multimídia com início no dia 15 de abril, contando com a presença de fãs da marca em promoção a ser realizada em redes sociais. "A ideia é que vire uma grande festa", projetou a Cristina.

No dia 15, uma nova campanha será colocada em circulação, desenvolvida pela Africa, com o novo posicionamento da Vivo. "Terá bastante impacto, será super diferenciada. Talvez o Brasil nunca tenha visto uma produção tão grande quanto esta", afirmou Cristina, sem revelar detalhes. De acordo com ela, diversas ações estão sendo criadas para reforçar a unificação entre as marcas.

Questionada se a comunicação de serviços da "Telefônica" continuaria a ter notas de roda pé, alvo inclusive criticado em campanhas de concorrentes, a diretora afirmou que a Vivo tem como premissa "ser transparente". "Não haverá asteriscos ou nota de roda pé. Precisamos ser claros para o consumidor saber o que está comprando", completou.

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