quarta-feira, 25 de abril de 2012

Internet terá 13,7% do bolo publicitário em 2012, prevê IAB Brasil

Segundo entidade, meio teve participação de 11% em 2011


O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil) apresentou, nesta terça-feira (24), os números do mercado digital brasileiro em 2011 e as projeções para 2012. Os investimentos em publicidade online cresceram 37,3% em relação ao ano passado, com o faturamento passando de R$ 2,4 bilhões para R$ 3,3 bilhões. Para 2012, a expectativa é de um crescimento de 39%, o que fará com que os investimentos no meio cheguem a R$ 4,65 bi. Traduzindo para o bolo publicitário, o meio digital detém hoje 11% do faturamento da publicidade brasileira e deve atingir 13,7% no final desse ano.

Esses números não incluem redes sociais, por exemplo, cujas empresas ainda não possuem seus dados abertos. Porém, diferente do Ibope Monitor, que apontou o meio digital com 6%, o IAB Brasil inclui em sua metodologia o investimento em buscadores. “Isso faz com que a gente chegue muito perto da realidade do mercado digital brasileiro. Aliás, o fato de incluirmos search em nossa análise, é benéfico inclusive ao setor como um todo. Em 2011, a publicidade brasileira cresceu 8,5% em relação a 2010. Se incluirmos os buscadores, o crescimento chega a 10,6%”, afirma Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil.

Segundo o executivo, no ano passado, as 100 maiores empresas brasileiras investiram 13,7% de sua verba de comunicação na internet – e isso deve ter um aumento de 40% este ano. “Nossa expansão supera todos os demais meios. Crescemos quatro vezes mais do que o mercado”, ressalta. Outra novidade ficou por conta da associação do IAB aos principais órgãos regulatórios do mercado, como o aos órgãos regulatórios Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), além do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), criado no IV Congresso Brasileiro de Publicidade, em 2008. O número de filiados ao IAB Brasil também cresceu, passando de 120 empresas ao final de 2010 para 161 hoje.

A entidade também apresentou outros números de mercado. A web brasileira conta hoje com cerca de 80 milhões de usuários, considerando-se apenas as pessoas com 16 anos ou mais. Dessas, 49% pertencem às classes C, D e E, o que mostra o potencial de crescimento do meio. Vice-presidente de veículos do IAB Brasil, Marcos Swaroswsky afirma que o meio digital caminha para se consolidar como o segundo mais importante do país, só atrás da TV Aberta. “É um meio interessante, que além de atingir muitas pessoas e convergir com as demais mídias, possui todo um ‘ecossistema’ muito robusto, gerando empregos e investimentos para o país”, completa.

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