sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Game Call of Duty vira carro da Jeep

Marca da Chrysler sai de product placement no videogame para modelo criado no mundo real

A Jeep, marca do grupo Chrysler, está levando seu novo lançamento, um Wrangler edição limitada, a um novo patamar – o mundo virtual.

A montadora acaba de gastar um valor estimado em US$ 10 milhões em campanhas publicitárias para anunciar a chegada do seu 2012 Wrangler Call of Duty: MW3 Special Edition. Os anúncios foram ao ar ao mesmo tempo em que Call of Duty: Modern Warfare 3, o mais novo lançamento da Activision, chegava às prateleiras.

Esse é o segundo ano consecutivo que a Jeep entrou em parceria com a Activision. Em Call of Duty: Black Ops a marca de automóveis já tinha participado através de product placement, mas essa é a primeira vez que um carro real foi criado por causa da série. O novo Wrangler, disponível nas cores preto e prata, terá motivos relacionados ao jogo na grade frontal e na capa protetora do step, localizado na traseira do veículo. A parte interna do Wrangler também será especialmente decorada, com logos do videogame aparecendo em tapetes e assentos.
Para o lançamento, a Jeep terá um novo slogan – O veículo mais durão do mundo. Em qualquer mundo.

“O alcance dessa campanha é o que a diferencia das demais”, disse Kim Adams House, chefe da equipe de publicidade da Jeep. “Quando a Activision põe um de seus jogos no mercado, é sempre algo de proporções épicas. Isso não é algo banal. Você não vê algo desse tipo sendo feito no mercado automotivo todos os dias”.

Mas será que os jogadores comprarão um Wrangler turbinado, com preço sugerido de US$ 36.495 (aproximadamente R$ 64 mil)? “Bom, um Jeep certamente não é algo que você compra por impulso, mas os jogadores hardcore formam um nicho curioso”, disse Brandon Sheffield, editor chefe da revista Game Developer, de San Francisco. “Eu, particularmente, não gostaria de ter nada de videogames no meu carro, mas algumas pessoas chegaram a pagar US$ 1.700 por alguns Call of Duty: Modern Warfare que foram vendidos antes do lançamento por acidente. Se alguém paga esse valor apenas para poder jogar um jogo uns dias antes do resto do mundo, penso que alguns fãs da série possam comprar um desses Jeep”.

E se parece que a Jeep está correndo riscos com essa ação, é por que ela pode. A Chrysler investiu mais dinheiro na mídia da marca no último ano – o investimento cresceu 71% de 2009 para 2010, chegando a US$ 265,3 milhões – e as apostas valeram a pena. As vendas do Jeep Wrangler cresceram 28% nos primeiros dez meses deste mês em relação ao mesmo período de 2010, e as vendas de todos os modelos Jeep cresceram 44% no mesmo espaço de tempo analisado.

Do Advertising Age

 

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