segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VW amplia centro de Design brasileiro

A Volkswagen inaugurou na última sexta-feira (07/10) as novas instalações de seu centro de design, na fábrica de São Bernardo do Campo. O novo Design Center teve a área ampliada para 2.360 m², espaço que deverá abrigar todo o processo de criação de novos produtos da empresa no Brasil.

Juntamente com a solenidade de inauguração, foi realizada uma mostra sobre a história do Design da Volkswagen do Brasil, incluindo os carros da marca com design brasileiro, como o Brasília, SP2, Fox e Saveiro, entre outros.
As instalações do Design Center contam com um avançado sistema de realidade virtual, que permite a visualização de detalhes dos projetos em tamanho real, além de possibilitar a troca de informações com a matriz da Volkswagen na Alemanha, bem como outros centros de desenvolvimento da empresa ao redor do mundo.
Processo de criação - A exposição também mostrou todo o processo de concepção de um novo modelo, desde as linhas iniciais ao protótipo final, passando pelas definições de medidas, a escultura do carro em argila e o desenvolvimento do interior do veículo, executado em processo paralelo.
A fase final se dá na Alemanha, para onde o modelo é levado para avaliação e ajustes finais. O passo seguinte é a criação de um modelo matemático detalhado por computador, que serve de base para a criação das ferramentas e definição dos processos de produção do carro.
História - A área de Design da Volkswagen no Brasil criou vários modelos especificamente para o mercado brasileiro, entre eles o Brasília, um carro familiar feito sobre a plataforma do Fusca, com notável ganho de espaço e conforto. Outros projetos importantes foram o do Gol, recordista de vendas no país, e seus derivados, a perua Parati, o sedã Voyage e a picape Saveiro. Um modelo especial foi o esportivo SP2, fabricado entre 1972 e 75. Mais recentemente, a VW brasileira desenvolveu o Fox, que também visava o mercado local, mas acabou sendo exportado para a Europa.
Formação de designers - Desde 1998 a VW realiza um concurso anual para jovens designers que, além de premiar os melhores projetos, tem recrutado talentos para a empresa. Os vencedores estagiam um ano na fábrica e muitos deles se revelaram internacionalmente, como Raul Pires, atualmente diretor da Ital Design e ex-chefe da área na Bentley. Outros nomes de destaque são Arnaldo Cruzeiro e os irmãos José e Marco Pavone, que trabalham na Alemanha e participaram de projetos importantes, como os novos designs do Jetta, Tiguan e do novo compacto da marca, o up!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário