terça-feira, 11 de outubro de 2011

Facebook lança aplicativo oficial para iPad, mas usuários têm dificuldade para baixá-lo

O Facebook anunciou nesta segunda (10) seu aplicativo oficial para iPad, após um longo período de expectativa pelo seu lançamento e vazamentos de supostas telas do programa.

Gratuito, o aplicativo pode ser baixado na App Store, de acordo com o Facebook. No entanto, em teste feito pelo UOL Tecnologia, o link que aparece no site da rede social sobre o programa leva para o aplicativo na versão para iPhone e iPod. Foram feitas tentativas tanto na App Store brasileira como na americana, mas ainda não foi possível baixar a versão nova do programa. Na área de comentários do Mashable, site americano especializado em tecnologia, vários leitores afirmavam que ainda não conseguiam visualizar o aplicativo na App Store.
Segundo a nota oficial do Facebook, assinada pelo engenheiro de software Leon Dubinsky, o novo aplicativo prioriza fotos maiores e melhores, dado o maior brilho das fotos no tablet, e permitirá que os álbuns sejam "folheados" como se fossem álbuns de fotos físicos. 
Outra novidade será a navegação concentrada em um só lugar: mensagens e notificações ficam sempre no topo de todas as telas. Em um menu à esquerda, jogos, aplicativos, grupos e listas ficam agrupados, para facilitar o acesso às funções que mais utilizadas.
Com o aplicativo oficial, será possível agora bater-papo diretamente pelo iPad. Antes, os usuários que acessavam o Facebook pelo browser do tablet não tinham essa função disponível. Para quem é fã dos jogos sociais, como Farmville, também será possível acessar os games direto no tablet em tela cheia.
O Facebook destaca ainda que o usuário poderá assistir a vídeos em alta resolução, gravar vídeos de alta definição e enviar dados para fluxos de dispositivos Airplay.

Órfãos de app

Até o momento, quem acessava o Facebook pelo iPad tinha poucas opções. Era possível fazer o login na versão completa ou mobile pelo Safari ou baixar o aplicativo pela versão para iPhone/iPod, com a desvantagem do tamanho de exibição menor dele na tela do iPad.
Outra opção era o aplicativo extraoficial My Pad, que tem uma interface semelhante a aplicativos para Twitter no tablet. O problema no caso dele é a lentidão na hora de carregar os posts e também eventuais bugs, como falhas no bate-papo e atualização da timeline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário