terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estrangeiros voltam aos imóveis no Brasil

Na Sotheby's International Realty, braço imobiliário da casa de leilões inglesa, a projeção é quadruplicar as vendas neste ano, e chegar a R$ 400 milhões no País


A venda de imóveis a estrangeiros disparou este ano, e  imobiliárias como a Coelho da Fonseca resolveram inovar para lidar especificamente com este grupo de compradores. A empresa criou uma diretoria para mediar essas negociações, e registrou alta de 35% do número de clientes estrangeiros — 50% dos quais são norte-americanos. “Em São Paulo os bairros mais procurados são Jardins, Itaim Bibi e  Brooklin. Já no Rio de Janeiro, a procura é maior por imóveis em Ipanema e no Leblon”, disse Gabriela Duva, diretora de Negócios Internacionais da empresa. Para ela, em geral os clientes de outras nacionalidades procuram casas de R$ 1 milhão a R$ 3 milhões, “como forma de investimento ou casa para morar.”

Na Sotheby’s International Realty, braço imobiliário da casa de leilões inglesa, a projeção é quadruplicar as vendas neste ano, e chegar a R$ 400 milhões no País. Já Michael Bamberg, presidente da empresa que leva seu nome, afirma que, no Brasil, a taxa de retorno média de um imóvel é de 12% ao ano, o dobro da da Alemanha. Outro fator de atração é o preço. “Um apartamento médio em Londres, por exemplo, custa por metro quadrado cerca de US$ 15 mil, e isso ainda está a cima do valor médio em São Paulo e Rio de Janeiro, que já estão mais caros que a média nacional”, declarou.

Na companhia Itaplan Imóveis,  o volume de vendas de imóveis para estrangeiros neste ano deve chegar a R$ 150 milhões, o que representará um crescimento de 32% em relação a 2010,  estima Fábio Rossi Filho, diretor presidente da empresa.

Outro segmento que surfa na onda da venda aquecida de apartamentos e casas de luxo é o design de interiores, que movimentou R$ 60 bilhões ano passado. Com a procura elevada por decoração para as classes A e B, polos de   consumo de luxo, como a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no bairro Jardim Paulistano, na capital, atraem investidores, tanto que a região acaba de receber a  terceira unidade da Skitsch, marca de design italiano. Foi investido um milhão de euros para a instalação da loja em  São Paulo, diz o distribuidor exclusivo da marca no Brasil, Pedro Franco. A bandeira Skitsch está presente também em Milão e Londres.

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