terça-feira, 11 de outubro de 2011

Classe média amplia gastos com serviços

A cada R$ 100 gastos, apenas R$ 34,80 são direcionados para a aquisição de bens duráveis e produtos

Segundo estatísticas do Data Popular, a classe média gasta quase o dobro com serviços do que com a aquisição de bens duráveis e produtos diversos. As projeções foram calculadas a partir de cruzamento de dados de pesquisas do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios e Pesquisa de Orçamento Familiar).

De acordo com o estudo, a cada R$ 100 gastos pela classe média, R$ 65,20 são direcionados para a remuneração de empresas e profissionais prestadores de serviços. O restante (R$ 34,80) é investido na compra de bens e artigos diversos.

Há nove anos, segundo a pesquisa, os gastos da classe média eram praticamente divididos ao meio. Em 2002, a cada R$ 100, R$ 49,50 eram destinados para serviços, enquanto aquisição de produtos ficava com R$ 50,50. Ou seja, o acréscimo dos gastos com serviços cresceram, proporcionalmente, 31,72% no período.

Dentre os consumidores de alta renda, os serviços representam 74,7% dos gastos. Nas classes D e E, o índice fica em 57,5%.

 

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