quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Para brasileiros, Alemanha é sinônimo de cerveja, Schumacher e Volkswagen

  1. O Rio de Janeiro sediou a 29ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, evento que reuniu cerca de 2 mil empresários brasileiros e alemães para discutir negócios entre os dois países. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, entidade que organiza o encontro, aproveitou a ocasião para divulgar um levantamento que questionou o nível de conhecimento dos brasileiros em relação à cultura alemã.
    A pesquisa conclui que a maioria dos brasileiros sabe pouco sobre o país europeu, e costuma associar a Alemanha a cerveja, personalidades esportivas como o piloto Michael Schumacher e o ex-jogador de futebol Franz Beckenbauer e fabricantes de automóveis, principalmente a Volkswagen.
    De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros entrevistados desconhecem totalmente o país, 29% sabem muito pouco, 27% sabem pouco e apenas 5% garantem conhecer bem a Alemanha. A Volkswagen foi a marca mais citada pelos entrevistados, que também lembraram das célebres fabricantes premium do país germânico: BMW, Mercedes-Benz e Audi.
    O estereótipo que os brasileiros têm dos alemães é representado principalmente pela cerveja, segundo o levantamento. A cerveja e a Oktoberfest, festa popular também regrada à bebida de cevada, foram os elementos culturais mais citados pelos entrevistados.
    O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina, e o país europeu é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás dos Estados Unidos, da Argentina e da China. Além das marcas automobilísticas mais citadas pelos entrevistados, o Brasil também conta com seis concessionárias da fabricante de esportivos Porsche, sediada em Stuttgart.

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