segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Volkswagen revela detalhes sobre seu novo Up


A Volkswagen acaba de apresentar o novo Up, com uma proposta nada modesta de "redesenhar o mapa dos carros pequenos no mundo" (sim, é o que diz seu material de divulgação). Com 3,54 metros de comprimento por 1,64 m de largura e 1,48 m de altura, o modelo traz vocação urbana e uma série de inovações para o segmento.Com apresentação ao público prevista para o Salão de Frankfurt (Alemanha), no próximo mês, o modelo marca o encerramento da produção da versão para exportação do Fox brasileiro para a Europa, que passou a dar prejuízo à fábrica em razão principalmente da alta valorização do real.


Volkswagen Up - foto Divulgação

Volkswagen Up - foto Divulgação
O novo Volkswagen Up, que será mostrado em Frankfurt

Galeria de fotos Mais fotos no álbum.

Com o Up, a Volkswagen procura inovar em vários sentidos. Quer tornar o carro mais personalizável, a começar por um sistema de entretenimento a bordo ao gosto do freguês, que terá como princípio a instalação de aplicativos. Ao mesmo tempo, tem a pretensão de ser um modelo acessível a todas as faixas de público, "democratizando" a condução do carro.

Sua comercialização começa apenas em dezembro – e a Europa será o primeiro mercado a recebê-lo. Haverá as versões "take up!" (de entrada), "move up!" (intermediária) e "high up!" (top de linha). Qualquer semelhança com o marketing da Apple em seus iPhones e iPads é mera coincidência (será?), mas a versão top terá ainda modelos Black e White.

Apesar das dimensões compactas, o novo Up pretende ser espaçoso por dentro – sua distância entre-eixos é de 2,42 m – e até mesmo para o carregamento de bagagem – serão 251 litros na configuração normal, chegando a 951 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Também fazem sua estreia no Up novos motores 1.0 de três cilindros a gasolina, de 60 cv e 75 cv de potência, que combinam tecnologia Bluemotion com sistema Stop/Start (que desliga automaticamente o motor a combustão quando o carro para em congestionamentos), além de uma versão a gás natural de 68 cv. Para daqui a dois anos, é aguardada uma versão elétrica.

O Up é o primeiro subcompacto equipado com sistema de parada de emergência. Quando o carro está a menos de 30 km/h e seus sensores a laser detectam uma batida iminente, o veículo trata de "pisar no freio" sozinho. É um sinal de que carro pequeno deixou de ser sinônimo de automóvel com pouca tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário