quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Agências ecologicamente corretas

Algumas empresas estão se dedicando exclusivamente às soluções sustentáveis que tornam as campanhas ainda mais criativas, como é o caso da EcoMídia. Lançada em 2008, a empresa nasceu da oportunidade de somar a tendência de lançamentos de produtos sustentáveis e recicláveis com ações de marketing que tivessem mais interação com o consumidor.

 
O primeiro produto criado pela EcoMídia foi o cabide ecológico, construído em duplex, microondulado e gancho plástico, com design patenteado em diversos modelos. Distribuído gratuitamente pelas lavanderias, possibilitou a regionalização das campanhas promocionais, o que, afirma Arthur Trejger, diretor da empresa, havia se tornado inviável em cidades como São Paulo, com a proibição da mídia exterior.

Nestes três anos, a EcoMidia já produziu dezenas de campanhas para clientes como Volkswagen, Besni, C&A, Telecine, Shoppings Morumbi e Jardim Sul, Net, além das maiores incorporadoras do país: Gafisa, Rossi, Tecnisa, Brookfield, Schahin e Masb.

“O case da C&A foi diferente: o primeiro contato foi há mais de um ano e tivemos de aprovar o cabide em diversos testes, como resistência ao transporte e manuseio. O conceito foi o de transformá-lo em um brinde ecologicamente correto e, ao mesmo tempo, em um veículo de mídia da campanha e da coleção TCollection, a ser levado para casa pelo consumidor", conta Trejger.

Outra empresa que investiu em formas sustentáveis de marketing foi a DesigncomZ, que desenvolveu para a marca Track&Field as cápsulas EcoTrack.

A diretora de marketing da DesigncomZ, Cintia Martin, explica que o anunciante precisava ter o estoque da loja mais integrado com a arquitetura. “As cápsulas foram projetadas para que pudessem guardar a maioria dos produtos da loja. Desta forma, todos os itens estarão organizados por estilo, cor e tamanho, possibilitando que o próprio cliente encontre a peça que procura para experimentar em um dos três provadores, ou levar diretamente ao caixa”, completa. O material usado para a criação das cápsulas foi o biopolímero Ingeo que substitui o plástico feito a base de petróleo por um material de origem vegetal.

Mídias sustentáveis

Criada com o objetivo de ser uma alternativa de divulgação ecológica no mercado de publicidade, a Zebu Midias Sustentáveis é formada por um grupo de jovens profissionais que perceberam a tendência das empresas de desejarem comunicar aos seus clientes suas ações em prol do meio ambiente. “O conteúdo ecológico a ser divulgado pelas empresas, na maioria dos casos, não condiz com a plataforma de divulgação. Como resultado, podemos ver propagandas engajadas nesse tema sendo veiculadas em flyers, que são produtos extremamente poluentes, com pouco apelo publicitário e que em muitos casos não são reciclados”, enfatiza Amon Pinto, diretor de marketing e vendas da Zebu.

Um exemplo disso é o stencil limpo que, diz ele, é um serviço que consiste na impressão das informações sem utilizar nenhum tipo de tinta. A partir da limpeza localizada de determinadas superfícies é possível usar a técnica como forma de divulgação. Amon frisa que o stencil limpo é uma mídia que eles estão trazendo e que se aproveita das superfícies sujas para imprimir informações.

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