segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Creative Sandbox, do Google, premia publicitários brasileiros




Tirar vantagem de tudo que a tecnologia pode oferecer em meio ao processo criativo é um dos desafios diários dos publicitários que trabalham com criação. Mas quando isso acontece, os resultados são de fato inovadores.
Neste contexto, São Paulo recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Creative Sandbox - um evento do Google para estimular as agências a repensar anúncios e campanhas sob a perspectiva das ferramentas tecnológicas existentes. As instalações interativas do evento ofereceram aos participantes experiências únicas com projetos desenvolvidos com as plataformas do Google, como YouTube, Search, Google+, Android e Maps, trazendo para a realidade ideias que parecem saídas de um filme de ficção científica.
 
O anúncio da noite ficou por conta do vencedor do Creative Sandbox Brief, concurso entre criativos de agências com o objetivo de estimulá-los a pensar em inovações a partir de produtos do Google. Entre as mais de 4.500 ideias inscritas, a de Eduardo Juca Battiston foi a vencedora. Nomeada de Accessibility View, trata-se de uma espécie de Street View gerado por deficientes físicos, que mapearia a cidade de São Paulo em relação à acessibilidade. Para tanto, um grupo de cadeirantes da AACB seria equipado com câmeras especiais. Eduardo ganhou um videocase do projeto, R$ 35 mil e uma viagem para os Estados Unidos, onde poderá desenvolver o projeto com apoio da equipe do Google. Em segundo lugar ficou Bob Ferraz, com a ideia “Favela Mapeada: mapeando as favelas pacificadas do Brasil” e em terceiro, Pedro Lazera, com “Google for Missing Children”. Ambos ganharam o videocase do projeto.
 
O Creative Sandbox Brief é um concurso inédito no mundo. A iniciativa do Google Brasil, contou com um júri formado por 12 diretores criativos das principais agências do mercado, além de voto popular, por meio de +1’s no Google+. 
 
“Queremos estimular o mercado publicitário a inserir a tecnologia no processo criativo desde o início. Iniciativas como este evento e o próprio concurso, são formas de trazer à tona esta discussão e apresentar de maneira concreta ao mercado o que é possível construir ao unir criatividade e tecnologia”, afirmou Julio Zaguini, diretor de Relacionamento com Agências do Google para a América Latina. “A qualidade dos projetos apresentados no Brief é a prova do potencial que os profissionais brasileiro tem de desenvolver projetos aos olhos da inovação”, concluiu o executivo.
 
O Creative Sandbox foi realizado no Porão das Artes, no prédio da Bienal e contou com a presença de profissionais da publicidade brasileira. Trata-se de uma inicitativa global, lançada nos Estados Unidos em 2009 e este ano já passou pela Argentina, França, Alemanha e Inglaterra. 
Accessibility View, projeto vencedor

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