terça-feira, 27 de novembro de 2012

SP: serviço Sem Parar terá concorrente


O governo do Estado de São Paulo assinou nesta terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, a permissão para que uma nova empresa explore o serviço de pedágio eletrônico nas rodovias estaduais em regime de concessão - além do pagamento de estacionamentos em shoppings. A ConectCar, empresa da Ipiranga e da Odebrecht, deve começar a operar em fevereiro de 2013 e, além do pagamento do pedágio, o usuário terá a opção de usar o chip para abastecer com desconto de 3% nos postos da Ipiranga.




Inicialmente, o plano oferecido será o de cargas de valores para o desconto nos pórticos de pedágio e em abril será oferecido o plano pós-pago - de desconto do valor gasto em conta corrente. No plano pré-pago, a taxa de adesão é de R$ 30 e as cargas podem ser entre R$ 20 e R$ 150, com taxas de recarga variando de R$ 2 a R$ 7,5.



Para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o fortalecimento da concorrência na cobrança eletrônica de pedágios favorece a implantação da cobrança por quilômetro rodado, atualmente em vigor apenas nas rodovias SP-360 (Itatiba a Jundiaí) e na SP-75 (Indaiatuba a Campinas).



"Queremos que todos caminhem para o pedágio eletrônico. Temos atualmente metade dos veículos com o tag (chip de cobrança) instalado, queremos chegar a 100%", disse. Questionado sobre os custos da adesão à cobrança, Alckmin disse que foram reduzidos desde o início, há dois anos, em mais de 67%, dependendo do plano, e que o barateamento do serviço é "uma questão de mercado".



Terceira empresa
A ConectCar é a terceira empresa de pedágio eletrônico a ter o anúncio de sua futura operação. Em setembro de 2011, a DBTrans S/A, empresa com sede no Rio de Janeiro e atuação também no Rio Grande do Sul, recebeu da Agência Reguladora dos Transportes em São Paulo (Artesp) autorização para oferecer serviços de cobrança eletrônica de pedágio nas rodovias paulistas. A previsão de início das operações era o final de 2011.



De acordo com o governo de São Paulo, toda a preparação para o início da cobrança com a DBTrans foi concluída e a autorização para operar no Estado foi dada em junho deste ano. Falta assinar contrato com as concessionárias do Grupo CCR (Autoban, SPVias, Renovias, Viaoeste e Rodoanel). Após a assinatura deste contrato, a empresa pode passar a operar em 15 dias. No entanto, o Sem Parar, até o momento única opção de pagamento eletrônico, é uma empresa da CCR, que detém as concessões de algumas das mais importantes rodovias concedidas pelo governo. Assinar o contrato significaria criar concorrência.



O governo do Estado nega que a CCR esteja dificultando intencionalmente o processo e atribui a demora no processo a garantias bancárias para a operação.

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