segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Skol usa lógica de games no digital

Marca transforma site em plataforma de interação, que recompensa usuários




A Skol levou a dinâmica dos games para a sua nova plataforma digital, a Skoland, antigo site da marca que foi mudado completamente. Aplicativos já conhecidos, como a rádio Skol e o SAC (Serviço de Atendimento ao Churrasqueiro) foram agregados a nova plataforma, que também combina pontos de contato da marca no ambiente virtual, como suas contas no Facebook, Instagram e Twitter.
Como nos jogos, o usuário é recompensado com benefícios virtuais cada vez que interage com a Skol, compartilhando conteúdo ou utilizando os aplicativos de serviço. Quanto mais o consumidor se relaciona com a marca virtualmente, mais pontos ele recebe, que são transformados em exposição social. Em troca, ele fornece seus dados, que começam a integrar um banco de informações sobre o heterogêneo grupo consumidor da marca, jovens entre 18 e 24 anos.
“Iremos conseguir reconhecer e recompensar todo habitante da Skoland. Cada consumidor que se cadastra tem um dashboard de sua vida. Sabemos da interação dele com o site e do seu acúmulo de pontos no mundo Skol”, afirma Clarissa Pantoja, gerente da plataforma jovem da marca.
O serviço mais acessado é a calculadora para o churrasco, que calcula as compras necessárias de acordo com fatores como baixo orçamento e se haverá mais homens ou mulheres na festa. Integrado ao Facebook, o app dispara posts para os convidados informando o que devem comprar e publica um convite na rede social.
“Esse serviço já tem 60% de retorno dos visitantes únicos da nossa página. Vem mostrando que a plataforma de serviços veio para ficar”, destaca. O tráfego médio da página é de 200 mil pessoas por semana.
De acordo com Theo Rocha, diretor de criação na F/Nazca Saatchi & Saatchi, o acúmulo de dados irá facilitar a oferta de conteúdo para os distintos públicos da marca. “Temos o consumidor do universo da noite, da música, da micareta, do churrasco. Esse banco nos ajudará a refinar o conteúdo para cada público da marca”, explica. Segundo ele, o projeto é inédito na agência. “Estamos encarando-o como uma startup. É o maior do gênero em complexidade e tamanho que já fizemos até hoje”, afirma.
Novos aplicativos de serviço já estão sendo testados para a nova plataforma. Um deles é o GPS Skol, um guia para ajudar o consumidor a escolher onde deseja beber a cerveja. “Ele geolocaliza o usuário e mostra onde há Skol com o preço mais acessível”, explica Clarissa. O projeto-piloto na cidade de Curitiba está sendo testado desde agosto. “A ideia é que a cada dois meses lancemos um novo serviço”, diz.

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