sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quem é o profissional de mídias sociais?



Você já parou para pensar na quantidade de mídias sociais existentes? Linkedin, Facebook, Twitter, Youtube, etc. Para completar o número abundante dessas redes, as empresas querem entrar nelas e, para isso, buscam os mais variados profissionais. Este foi o tema do primeiro painel do Metrics Summit, evento idealizado pelo Media Education, ocorrido nesta quinta (29), no Teatro Frei Caneca. Diego Monteiro, cofundador do Scup e o publicitário Leonardo Naressi, da dp6, refletiram sobre os diversos tipos de perfis existentes na área.
“No inicio, quem trabalhava com métricas na web era considerado nerd”, diz Naressi. O profissional complementa dizendo que na dp6 há colaboradores com diversas formações, como psicologia, gastronomia, e sociologia.
Para Monteiro, até o termo analista de mídias sociais merece uma discussão. O coautor do livro “”Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais” diz que é normal o mercado ficar meio perdido para tratar do assunto, afinal, ele é muito novo. Ele acredita que o futuro promete profissionais especializados. “A pessoa que vai lidar com campanhas de ativação, por exemplo, tem uma visão diferente do cara de PR”, analisa exemplificando que falar que a fanpage da empresa tem 10 mil fãs ou 800 mil fãs, por exemplo, não faz diferença para os negócios, mas analisar o que eles estão fazendo, dizendo ou reagindo é o que conta.
O salário
Para os palestrantes, os valores pagos aos profissionais de mídias sociais variam de acordo com o conhecimento.  "O salário do profissional de mídias sociais depende de sua competência", diz Monteiro, revelando que os valores podem variar entre R$ 800 e R$ 8.000.
Segundo Naressi, não é hora de pensar em dinheiro e sim em se especializar. De acordo com o publicitário, os profissionais de mídias sociais de hoje estarão “muito bem” financeiramente daqui a 10 anos.
Para ilustrar alguns argumentos, Monteiro utilizou um vídeo que brinca com a polivalência quase obrigatória do profissional da área. Confira abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário