sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Produtos licenciados são preferidos por 59% dos paulistanos, diz FIA



 Produtos licenciados --que têm em suas embalagens personalidades públicas, times de futebol e desenhos-- são preferidos por 59,4% consumidores paulistanos quando o preço é igual ao de outros produtos.


É o que mostra levantamento realizado pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), com 500 consumidores do Estado de São Paulo, com renda mensal entre R$ 715 e R$ 4.449.
Segundo a pesquisa, divulgada para a Folha, a influência de personagens e pessoas famosas na hora da compra é representativa em quase todos os setores.
Nas categorias "bebidas", "frutas e verduras" e "xampus e condicionadores", por exemplo, os licenciados são preferência, respectivamente, para 53,6%, 45,2% e 15,6% dos consumidores que compram esses produtos regularmente.
Já para 42,4% e 27,4% dos entrevistados, respectivamente, creme dental e guloseimas com personagens estampados nas embalagens são adquiridos sempre que possível.
FIDELIDADE
O levantamento destaca, ainda, que caso o produto licenciado deixe de ser distribuído, 27,4% dos consumidores buscam outro produto semelhante com licenciamento e 29% optam por produtos diferentes, mas que tenham o mesmo licenciamento.
De acordo com Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar, a influência dos licenciados é considerada alta e reflete a credibilidade que personalidades e personagens conferem a um produto.
"Enquanto as crianças são mais suscetíveis a produtos com desenhos, os adultos são mais propensos a consumir pela marca e sua associação a alguém conhecido", diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário