terça-feira, 25 de setembro de 2012

Verbas de marketing crescem no mundo

Estudo do Warc aponta aumento em índice global que analisa condições gerais de comercialização e nível de empregos


Um novo estudo do Warc — instituto de pesquisa inglês voltado ao levantamento e publicação de tendências no marketing mundial — referente aos budgets de marketing dos anunciantes nas principais regiões do mundo apontou um crescimento geral no chamado “Global Marketing Index” (GMI). A métrica combina entrevistas com um painel de anunciantes cobrindo tendências que eles vêm observando relativos a volume de verba, condições gerais de comercialização e nível de empregos. O resultado da consulta foi o aumento do índice GMI de 52,4 em agosto para 52,9 em setembro. Um indicativo na casa dos 50 não representa mudança, quando o indicativo acima de 60 indicaria crescimento acelerado.
Todas as regiões apresentaram crescimento, sendo que houve recorde nas Américas — aumento de 1,9 ponto, sua performance mais positiva desde abril deste ano, chegando a 59,6 pontos no índice. A região Ásia-Pacífico registrou um crescimento mais modesto, de 1,2 ponto (53,8 no total), enquanto a Europa cresceu 1,3 ponto ( para 50,2 pontos). Foi o primeiro registro de aumento realmente global desde maio deste ano.
O índice GMI foi lançado pela Warc em outubro de 2011 e é uma espécie de monitoramento mensal do estado geral da indústria marketeira no mundo, tomando o pulso das principais lideranças do marketing. Em relação ao volume de verba de marketing global, sua pontuação em setembro ficou na casa dos 48, 1,9 acima de agosto, mas abaixo dos 50 — que indicam estabilidade dos investimentos. Nos últimos quatro meses, os investimentos de marketing se mantiveram negativos globalmente (abaixo de 50). Apenas as Américas apontaram boa performance nas verbas de marketing este mês, chegando à pontuação de 53,5, mesmo índice de agosto. Na Ásia-Pacífico, houve crescimento de 3,1 pontos, chegando ao índice de 49,1 e na Europa o índice cresceu 3,9, chegando a 44,8.
Em relação à verba destinada aos diferentes meios, em setembro o que ficou claro é que digital e o mobile levam grande vantagem sobre os demais no que se trata do potencial de crescimento. A TV teve um sensível crescimento em setembro, passando da pontuação de 46,2 para 47,2. Em abril, a TV tinha pontuação de 51,6 no índice da Warc. Mídia impressa segue com pontuação de 35,3. Já os canais online apresentaram crescimento. Propaganda digital — não mobile — apresentaram pontuação de 74 globalmente (um declínio pequeno de 0,4) e mobile também declinou um pouco, mas permanece com bom índice de 67,2 pontos (-0,2 pontos).
Os outros componentes do GMI da Warc — condições de comercialização e nível de empregos — apontaram tendências diferentes entre si. As condições do comércio melhoraram em setembro, chegando a 54,7 pontos (em agosto o índice registrado foi de 54,4 pontos), mas os níveis de emprego caíram globalmente de 56,6 para 56,1.

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