terça-feira, 25 de setembro de 2012

Comparativo: Fiat Palio contra VW Gol em 10 rounds

Tradicional dupla de populares duela em meio a um segmento em transformação




Há exatos dez anos, o brasileiro da classe média podia escolher entre nove compactos "de entrada". O Volkswagen Gol já era líder de vendas, seguido por Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Mille, Ford Fiesta Rocam, Renault Clio, Peugeot 206 e Ford Ka. Se descartados os populares das marcas francesas, o cenário era basicamente dominado pelas chamadas "quatro grandes" – Fiat, Ford, General Motors e Volks

Pois bem, após uma década, enfim o mercado brasileiro passa por uma revolução liderada justamente pelos compactos de entrada. A classe média efervescente fez as vendas de carros no país explodirem. E desde 2007, o nicho só cresce. Peugeot 206 virou 207, VW Fox, Chevrolet Agile e Renault Sandero estrearam. E de 2008 para cá, Gol, Palio e Uno ganharam novas gerações – e importados, como o Nissan March, desembarcaram.


O Brasil vive no momento a maior renovação da história do segmento de carros de entrada. Montadoras antes "elitistas", como Hyundai e Toyota, entenderam que o único jeito de ganhar volume por aqui é produzindo compactos acessíveis. Por isso, vêm aí HB20 e Etios, dupla que promete mexer com o mercado de populares. O Chevrolet Onix, que estreia em outubro, também brigará na faixa dos R$ 30 mil. E Gol e Palio

Fiat e Volkswagen sabiam que a disputa se acirraria, e já deram suas cartadas. A nova geração do Palio é hoje um dos modelos mais modernos do segmento – chegou às lojas no fim de 2011, após 15 anos sem mudanças profundas. Já o líder Gol, reformulado em 2008, acaba de receber uma atualização estética e tecnológica. Até agosto, os dois hatchs somaram quase 306 mil unidades – juntos, Gol e Palio responderam por mais de 10% das vendas de carros no país. Confira abaixo a disputa entre as versões 1.0 flex em 10 rounds!

 Fabio Aro
Recém-renovado, o Gol recebeu várias atualizações; engenharia revitalizou o veterano motor 1.0 TEC

Round #1: Design

Briga entre Gol e Palio é antiga e sempre muito acirrada. O hatch da Fiat nasceu para "caçar" o Volkswagen, e no quesito design, o modelo da fábrica italiana tem histórico positivo. Em quase todas as reformulações que sofreu (exceto na do início de 2007), o Palio superou o Gol em estilo – sobretudo na cabine. E essa vantagem visual permanece. Com traços próprios e estilosos, a nova geração do Fiat encanta mais que o arquirrival, sobretudo após a recente renovação estética que deixou o Volkswagen com a mesma carinha "quadrada" dos demais modelos da montadora alemã (especialmente o Fox).

Evidente que gosto não se discute, mas o estilo abaulado, com linhas que lembram o hatch Punto, caiu bem ao novo Palio. Transmite modernidade. As lanternas verticais que sobem pela coluna traseira são ousadas. E o interior é totalmente novo, podendo ser personalizado. No Gol, o centro de estilo da Volks buscou manter o desenho "limpo". Basicamente faróis e lanternas foram modificados – a traseira parece com a do Polo europeu. Por dentro, o novo Gol segue quase igual e exala simplicidade. A maior novidade por dentro é o centro do painel, com acabamento que imita "black piano".
Fabio Aro
Lanternas do Palio radicalizaram a versão antiga e sobem na vertical; traseira do Gol lembra a do Polo europeu
Round #2: Acabamento
Nem Gol nem Palio surpreendem quando o assunto é acabamento interno. O Fiat tem problema crônico com rebarbas nas peças plásticas. A nova geração até supera a antiga nesse aspecto, mas ainda assim é possível encontrar molduras mal recortadas ou que não se encaixam com perfeição. No Volks, a montagem é visivelmente mais cuidadosa. Só que o hatch da marca alemã é simples demais aos olhos. Os materiais plásticos que cobrem o interior e as texturas escolhidas não impressionam. Por isso, ponto para o Palio, que, além de mais atraente, transmite maior sofisticação aos ocupantes.

Round #3: Itens de série

Listas de equipamentos são ponto crítico nos compactos. Para ganhar preço, as montadoras retiram quase tudo – daí o uso da expressão "pelado". Com Gol e Palio a lógica prevalece (confira as listas!). O Fiat leva vantagem por trazer direção hidráulica, computador de bordo e faróis com dupla parábola desde a versão Attractive 1.0 – a mais simples disponível, e aqui avaliada. No Gol, os faróis usam máscara negra e travas, vidros dianteiros e tampa traseira têm acionamento elétrico de série. De resto, tudo é opcional nos dois hatchs, que ultrapassam os R$ 37 mil quando completos.

Fabio Aro
Mais estiloso que o rival, painel do Palio tem formas orgânicas e pode ser personalizado com molduras

Round #4: Conforto 

Historicamente o Palio é mais macio em movimento que o Gol. O hatch da Volks sempre foi mais "durinho", para favorecer o equilíbrio em retas e curvas. Por isso, sobre asfalto liso, o Gol é estável e agrada bastante. Mas basta pegar um trecho esburacado e a suspensão "copia" todas as deformações da pista. O novo Palio manteve a tradição e segue imprimindo maior suavidade em movimento, com um diferencial: a Fiat acertou a calibração de molas, amortecedores e afins na troca de carroceria. E a nova geração do hatch produzido em Betim (MG) está mais firme, sem comprometer o conforto. Já em termos acústicos, há quase um empate técnico, com vantagem para o Gol. Para entregar melhor desempenho, o motor 1.0 flex do Palio precisa trabalhar com giros mais altos e, com isso, "berra" mais.

Fabio Aro
A recente reestilização não mudou quase nada no interior do Gol; painel de aparência simples é ponto fraco

Round #5: Consumo

Com os ajustes feitos pela Volkswagen no motor 1.0 flex, a expectativa era de que o Gol superasse o Palio com alguma folga. A atualização mecânica incluiu até a inédita versão BlueMotion, que na verdade é um pacote que incluí pneus de baixa resistência à rolagem – o kit custa R$ 324. Curiosamente, na cidade o Fiat levou a melhor. Abastecido com etanol, o Palio percorreu 9,1 km/l, enquanto o consumo médio do Gol foi de 9 km/l. Já na estrada, o VW abriu vantagem, com 13,2 km/l contra 10,2 km/l do hatch da fábrica italiana. Resultado: na média combinada, deu Gol, com 11,1 km/l ante os 9,6 km/l assinalados pelo Palio

Round #6: Desempenho


As mexidas da Volks no 1.0 TEC buscaram reduzir o consumo – a nova sigla do motor vem de "Tecnologia de Economia de Combustível". Mas para a sorte do Gol, os aprimoramentos também melhoraram o desempenho. Nos testes realizados por Autoesporte, o hatch da marca alemã superou (com certa folga) o arquirrival em praticamente todas as aferições. Na aceleração de zero a 100 km/h, por exemplo, o VW precisou de 16,3 segundos, enquanto o Fiat levou 18,5 segundos. Já nas retomadas de 60 km/h a 100 km/h em 4ª marcha, foram 13,2 segundos do Gol, contra 14,4 segundos do Palio

A melhor performance do Volkswagen também é explícita no dia-a-dia. O maior apetite em baixos giros faz o Gol acelerar com mais vontade, favorecido pelo casamento acertado entre o motor 1.0 TEC e o câmbio manual de cinco marchas. No Palio, as acelerações e retomadas só animam quando o motor 1.0 EVO flex trabalha cheio, acima das 4.500 rotações. Outro ponto negativo é o câmbio do Fiat, que tem curso da alavanca mais longo e engates menos precisos. Vale ressaltar, contudo, que nenhum dos dois hatchs empolga ao volante. Ambos tem como ponto forte a economia de combustível.

 Fabio Aro
Bancos do Palio são mais macios e altos que os do Gol; ajustes da coluna de direção são opcionais nos dois hatchs
Round #7: Dirigibilidade
A Fiat trabalhou para deixar o Palio mais firme nas manobras e conseguiu. A nova geração do hatch evoluiu muito em relação à antiga – que era molenga e inclinava demais a carroceria em curvas e frenagens. Só que o acerto de suspensão da Volkswagen segue irretocável. Embora perca em conforto no asfalto castigado, o Gol é referência em equilíbrio dinâmico no segmento. As respostas aos movimentos do volante são imediatas e a solidez com que o hatch faz curvas e encara retas transmite agradável segurança ao condutor.
Round #8: Segurança
Falar de segurança em carros populares ainda é complicado. Recursos básicos, como airbags frontais e ABS para os freios, ainda são vendidos como opcionais – em alguns modelos os itens sequer são oferecidos. Com Gol e Palio, a história se repete. E tem um dado curioso: como a instalação dos itens não é obrigatória (só a partir de janeiro de 2014), Fiat e Volkswagen "cumprem tabela", com airbags e ABS vendidos em pacotes com preços praticamente iguais. No Palio, ter ABS e airbags custa R$ 1.544, enquanto no Volks o "módulo segurança" sai por R$ 1.550.
Fabio Aro
Com melhor torque em baixos giros, motor 1.0 TEC do Gol desbancou (com alguma folga) o 1.0 Evo da Fiat
Round #9: Preços
Gol e Palio são tão rivais que, até nos preços, a briga é nos detalhes. O hatch da Volks parte de R$ 27.990, um tantinho menos que os R$ 28.440 pedidos no Palio Attractive. Só que o Fiat já vem com direção hidráulica, computador de bordo e faróis com dupla parábola, itens opcionais no rival. Por outro lado, o VW tem travas, vidros e abertura da tampa traseira, recursos vendidos à parte no Palio. Quando completos, os modelos ficam repletos de recursos interessantes, mas pecam no preço. Da forma como vieram para o comparativo, Gol e Palio 1.0 saem por caríssimos R$ 37.405 e R$ 37.575.
Round #10: Atualidade
A Volkswagen tentou ir além de uma simples reestilização, e mexeu na mecânica e na eletrônica do Gol. Resultado: o campeão nacional de vendas está mais sofisticado – quando equipado com sensores traseiros, por exemplo, a telinha do rádio no painel reproduz um gráfico que mostra a distância do carro em relação ao obstáculo. Só que, em termos de projeto, o novo Palio é mais atual – chegou no fim de 2011, enquanto o arquirrival é o mesmo desde meados de 2008. Por isso, o Fiat leva a melhor no quesito, mesmo o Gol tendo herdado a plataforma (mais sofisticada) derivada do Polo brasileiro.
Fabio Aro
Gol e Palio se mostraram competitivos, mas terão de oferecer um "algo mais" na briga com HB20, Etios e Onix
Resultado
Foram duas semanas de testes, uma com cada modelo. Ainda sob "efeito novidade", o Gol até chamou a atenção nas ruas, embora provavelmente muitos o tenham confundido com o Fox. No dia-a-dia, o modelo da Volkswagen cativou sobretudo pelo desempenho agradável para um carro 1.0. O renovado motor TEC surpreendeu na entrega de torque em baixos giros. Com o acerto preciso do câmbio e a postura sempre firme sobre o asfalto, o Gol só peca mesmo pela falta de estilo e pela simplicidade do interior. O painel até ganhou um aplique imitando "black piano", mas...

Na comparação de cabines, por exemplo, dá Palio. O hatch da Fiat tem visual mais sofisticado, seu painel pode ser customizado, o quadro de instrumentos parece mais chique e o interior, de modo geral, foi mais bem planejado. Há, por exemplo, porta-garrafas nos bolsões das portas. Já em relação às tecnologias embarcadas, temos um empate técnico. Mais uma vez, o que um não tem, o outro oferece, e vice-versa. Ou seja, completos (como vieram), Gol e Palio ficam superequipados, porém muito caros – ambos ultrapassam a faixa dos R$ 37 mil, valor bastante salgado para modelos 1.0. 

A disputa entre os dois hatchs foi tão acirrada, que a decisão foi por pontos. Nos itens referentes à carroceria (como acabamento, estilo e equipamentos de comodidade), o Palio levou a melhor. Já na parte dinâmica (que inclui motor, dirigibilidade e consumo, entre outros), o Gol se sobressaiu. No quesito mercado, o Fiat levou vantagem por ser um projeto mais recente. Mas o Volks termina vencedor do confronto por uma diferença ínfima de pontos: o Palio teve média final de 7,9 pontos, e o Gol anotou média 8. Mas vale ressaltar: daqui para frente, tudo muda. Fiat e Volks terão de se mexer para que Gol e Palio seguirem competitivos diante do trio de novatos HB20, Etios e Onix. Eles vêm para entregar um "algo mais".

 Fabio Aro

Fiat Palio Attractive 1.0 EVO flex VW Gol BlueMotion 1.0 TEC flex
Preço inicial R$ 28.440 R$ 27.990
Motor Dianteiro, quatro cilindros, 8 válvulas, comando simples, injeção eletrônica, flex Dianteiro, quatro cilindros, 8 válvulas, comando simples, injeção eletrônica, flex
Cilindrada 999 cm³ 999 cm³
Potência 73 cv (G) e 75 cv (A) a 6.250 rpm 72 cv (G) e 76 cv (A) a 5.250 rpm
Torque 9,5 kgfm (G) e 9,9 kgfm (A) aos 3.850 rpm 9,7 kgfm (G) e 10,6 kgfm (A) aos 3.850 rpm
Transmissão Manual de 5 velocidades Manual de 5 velocidades
Suspensão Na dianteira, independente, McPherson/na traseira, eixo de torção Na dianteira, independente, McPherson/na traseira, eixo de torção
Dimensões 3,87 m (comprimento); 1,67 m (largura); 1,50 m (altura); 2,42 m (entre-eixos) 3,89 m (comprimento); 1,65 m (largura); 1,46 m (altura); 2,46 m (entre-eixos)
Freios Discos ventilados na frente e tambores atrás Discos ventilados na frente e tambores atrás
Preço Completo R$ 37.575 R$ 37.405
Números de teste
Aceleração 0 a 100 km/h 18,5 segundos 16,3 segundos
Aceleração 0-400 m 20,8 segundos 20 segundos
Aceleração 0-1.000 m 38,6 segundos 37 segundos
Retomada40-80 km/h
9,7 segundos 8,4 segundos
Retomada 60-100 km/h 14,4 segundos 13,2 segundos
Retomada 80-120 km/h 31,1 segundos 22 segundos
Frenagem 100 km/h 46,6 metros 44,4 metros
Frenagem 80 km/h 28,8 metros 26,7 metros
Frengem 60 km/h 15,9 metros 14,9 metros
Consumo urbano 9,1 km/l 9,0 km/l
Consumo rodoviário 10,2 km/l 13,2 km/l
Consumo médio 9,6 km/l 11,1 km/l

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