quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um Eco de Titanium


Por R$ 70.190, a versão top de linha da nova geração do utilitário da Ford chega em setembro com motor 2.0 de 147 cv

Divulgação

O nome Titanium, associado às versões top de alguns dos principais modelos da Ford, enfi m, estreou no EcoSport. E combinou com ele, não só por agregar bons itens de conforto, mas também por reforçar a identidade agressiva da segunda geração do SUV.

Entretanto, o Eco Titanium, que começa a ser vendido em setembro com tração 4x2, é bem mais caro que as outras versões: sai por R$ 70.190, valor R$ 7.700 superior ao da opção FreeStyle mais rebuscada.

                              

Essa diferença é justificada pela presença de componentes exclusivos, como botão start-stop para dar a partida, grade cromada, sistema keyless (que dispensa o uso de chave para abrir o veículo) e ar-condicionado digital. Também são de série os bancos de couro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, retrovisor eletrocrômico e o pacote de airbags laterais.

                              

Outra diferença em relação às opções de entrada está na motorização. Em vez do 1.6, o Eco Titanium vem equipado com o bloco 2.0 flex, que rende bons 147 cv e 19,7 mkgf de torque.

                              

Além de responder com rapidez as acelerações, o propulsor agrada pelo baixo nível de ruídos. A 120 km/h, o conta-giros registra apenas 3.000 rpm. Uma pena que o isolamento acústico não siga a mesmo caminho. Acima dos 100 km/h, o barulho do vento invade um pouco a cabine.

A dose de conforto do EcoSport, contudo, é elevada. O banco de couro com costura vermelha “abraça” bem o motorista, que dispõe de satisfatória ergonomia – apenas o ponto cego da coluna A atrapalha um pouco em curvas.

                              

Estável, o novo Ford só não é muito fã de buracos. Ao encará-los, os impactos são bastante sensíveis. Outro território pouco apreciado pela versão 4x2 (a 4WD só será lançada no fi m do ano) é o fora de estrada, tanto pelas imperfeições do piso quanto pela dificuldade que ele tem para sair de solos arenosos ou escorregadios.

Para ampliar o conforto, o Eco Titanium ganhará, em novembro, câmbio automático de seis marchas inédito. Mas cobrará uma grana extra por ele.

PARTICULARIDADES DO ECO TOP

Grade cromada, rodas de liga leve de 16” com desenho diferenciado, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico estão na lista dos itens de série da versão Titanium do EcoSport. Câmbio automático? Estará disponível a partir de novembro.

SEU BOLSO


Preço real: R$ 70.190
Desvalorização: (1 ano): 1,3%
Garantia: 3 anos
Financiamento (a.m.): 1,2%
Parcela: R$ 1.247
(50% de entrada + saldo em 36 vezes)
Seguro: R$ 2.141
1ª revisão: R$ 188






A experiência de guiar o novo Eco será atrativa para a maioria dos que tiverem tal oportunidade, principalmente na versão Titanium. O motor 2.0 caiu feito luva no SUV, que está em um patamar de conforto bem acima de alguns concorrentes. Os poréns vão para o preço elevado, que tende a ser ainda maior com o câmbio automático, e para a desvalorização anual.

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