quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Top 10: carro só para argentino ver

Quem já teve a oportunidade de viajar para a Argentina, reparou na quantidade de carros desconhecidos para os brasileiros que rodam no país vizinho. E nem se fala dos antigos Renault 19, Peugeot 504 e Ford Falcon que foram famosos por lá nas décadas de 1970 e 1980. São carros exclusivos do mercado automotivo "hermano" e que os brasucas podem apenas invejar por enquanto...


Alfa-Romeo Giulietta

A Alfa Romeo não é representada no Brasil de forma oficial, mas, na Argentina, encontra mercado para vender a maioria dos seus modelos, como o pequeno MiTo e o Giulietta. O último é um hatchback de porte médio e custa por lá a partir de US$ 34.300 (R$ 70.178), pois a maior parte dos modelos importados na Argentina são vendidos em dólar. Há três opções de motorização e câmbio, todas a gasolina: 1.4 turbo de 120 cv e câmbio manual de seis velocidades, 1.4 turbo com o sistema MultiAir de comando de válvulas e 170 cv com câmbio de dupla embreagem. Há ainda a esportiva Quadrfoglio Verde com um potente 1.8 turbo de 235 cv aliado a um câmbio manual de seis marchas.

                         

           


VW Golf GTI sétima geração

Apesar de terem disponível apenas a versão esportiva GTI por nada modestos US$ 47 mil (R$ 96.162), os argentinos têm a sétima geração do Golf. No Brasil, o carro parou na quarta geração, que começou a vida em 1998 por aqui e foi remodelado em 2007. No país vizinho, o VW Golf GTi tem um motor 2.0 turbo a gasolina de 200 cv e câmbio manual de seis marchas. No Brasil, tradicionalmente, os modelos importados vêm com câmbio automático, mesmo nos esportivos. Pelo visto, os argentinos apreciam mais uma condução "purista".                         


VW Gol Country

Não, a foto não está trocada. Na Argentina, a Parati brasileira recebe a alcunha de Gol Country. Pode ser adquirida por lá pela quantia de 70.890 pesos argentinos (R$ 31.633), oferece motor 1.4 a gasolina de 83 cv e já vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica e rádio com leitor de MP3. O câmbio é manual de cinco marchas.

Peugeot 308 GTI

Mais um dos esportivos "à la carte" exclusivo dos argentinos. Possui a mesma potência do Golf GTI (200 cv), mas consegue atingir tal marca por meio de um pequeno propulsor 1.6 a gasolina com turbo. O câmbio, outra vez, é manual de seis marchas. Para o mercado de lá, o preço é de 195 mil pesos argentinos (R$ 87.016).

Citroën DS4

O DS4 é a versão intermediária da linha DS, que ainda conta com o DS3, presente no Brasil, e o DS5, que só existe na Europa. No país vizinho, o motor é o mesmo do Peugeot 308 GTI: 1.6 turbo a gasolina de 200 cv, mas o câmbio é automático de seis marchas. O preço é de 207.330 pesos argentinos (R$ 92.518). A Citroën estuda trazer a família completa para o Brasil.

Fiat Strada a diesel
A Fiat do Brasil celebra o fato de oferecer três motores para a linha Strada no Brasil - 1.4, 1.6 e 1.8, todos flex, mas, na Argentina, ainda há um 1.3 a diesel que seria muito útil no Brasil para frotistas e pequenos empresários, não fosse a regulamentação que exige capacidade de carga maior que uma tonelada ou tração 4x4 com reduzida para qualquer carro ter um motor a diesel. O 1.3 JTD tem injeção common rail e turbo de geometria variável que gera 87 cv e 20,8 kgfm de torque. O 1.8 flex possui somente 18,9 kgfm rodando com etanol. Por lá, a Strada a diesel pode ter cabine simples ou estendida e o câmbio é manual de cinco marchas. Os preços começam em 79.300 pesos argentinos (R$ 35.386).

Renault Fluence
Completando a trinca de franceses esportivos, um carro conhecido dos brasileiros, mas em versão inédita por aqui. É o Renault Fluence Sport. Por 158.700 pesos argentinos (R$ 70.817), o carro entrega um motor 2.0 turbo a gasolina de 180 cv acoplado a um câmbio manual de seis velocidades.

Ford Kuga
Você já se questionou por que há um "buraco" na linha de SUVs da Ford no Brasil? Temos o compacto EcoSport e o grande Edge, mas nada entre eles. Esse espaço é preenchido em vários países, inclusive na Argentina, pelo Kuga, o SUV médio da marca que não é vendido no Brasil. No país vizinho, seu preço fica entre 196.631 e 233.986 pesos argentinos (R$ 87.744 e R$ 104.413, respectivamente). O trem de força é o mesmo: 2.5 cinco cilindros turbo a gasolina com 200 cv. A tração é integral e o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de seis velocidades.

Renault Koleos
Nem só de Duster vive a Renault argentina para o mercado de SUVs. Com o mesmo porte do Ford Kuga, o Koleos tem preço que varia entre 198.710 e 210.900 pesos argentinos (R$ 88.671 e R$ 94.111). O motor é 2.5 a gasolina, mas sem turbo, e desenvolve 170 cv. A tração pode ser 4x2 ou 4x4, enquanto as opções de câmbio são manual de seis marchas ou automático do tipo CVT, de relações continuamente variáveis.

Ford Mondeo
Preenchendo o espaço que é do Fusion no Brasil, o Ford Mondeo está em sintonia com o modelo europeu. É menos chamativo que o "irmão" brasileiro, mas tem linhas elegantes. São três opções de motorização: 2.0 turbo a diesel de 140 cv, 2.3 a gasolina de 161 cv e 2.0 da família Ecoboost, com turbo e 240 cv de potência. O câmbio é manual de seis marchas ou automático também de seis velocidades para a primeira versão, enquanto as outras ficam apenas com a segunda opção de transmissão. Os preços variam entre 166.600 e 262.893 pesos argentinos (R$ 74.343 e R$ 117.312).
                         











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