sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Diversão ao volante para todos os gostos e bolsos


Avaliamos modelos que unem desempenho, beleza e prazer ao dirigir e vão de R$ 32 mil até R$ 130





A expressão “carro esportivo” alimenta a imaginação de muitos motoristas. Itens como desempenho, beleza e, principalmente, prazer ao dirigir são associados a esse tipo de veículo. Se você está pensando em diversão ao volante, saiba que existem opções de modelos para todos os gostos e bolsos. Partindo de R$ 32 mil até R$ 130 é possível encontrar diversos modelos bons de dirigir e também de olhar.

FotoSe o seu interesse, não for o de colocar um verdadeiro “puro-sangue” na sua garagem, há opções no mercado nacional que aliam visual diferenciado e uma boa dose de emoção para quem está atrás do volante. Avaliamos os melhores representantes deste segmento e elaboramos uma lista, por ordem de preço crescente. Vale lembrar que esse quesito alia não somente os carros com apelo esportivo, mas também modelos convencionais, que contam com uma certa dose de pimenta na sua concepção. Afinal, melhor do que parecer é ser.
Ford Ka Sport - R$ 32.550
O pequeno Ka Sport poderia ser mais um daqueles casos de “esportivados”. Mas, além da decoração por faixas na pintura, o compacto da Ford tem no motor 1.6 de 107 cv e no bom comportamento dinâmico argumentos para divertir qualquer motorista.
Fiat Uno Sporting - R$ 33.340
O motor 1.4 de 88 cv não empolga, mas o visual é diferente e a suspensão mais firme da versão Sporting do Uno deixa o compacto mais gostoso de dirigir. A diversão, entretanto, depende de um percurso com curvas e sem ladeiras.
Nissan March SR - R$ 37.190
Baixo peso aliado a um motor de 111 cv fazem do March SR um carro divertido de guiar. A carroceria conta com elementos exclusivos, mas, além do motor mais potente, não espere quaisquer outras alterações mecânicas.
Fiat Palio Sporting - R$ 38.410
O ajuste da suspensão do Palio Sporting é tão bom que deveria ser utilizado em todo o restante da linha. Movido pelo motor 1.6 16V E.Torq, de 117 cv, ele tende a oferecer seu melhor desempenho em rotações mais elevadas.
Ford New Fiesta Hatch - R$ 46.700
Ele não tem pretensões esportivas, mas o conjunto motor, câmbio e suspensão dotam o compacto premium de uma estabilidade acima da média. O motor 1.6 16V rende 115 cv e anima quem está dentro do carro. O visual moderno chama a atenção de quem está fora.
Fiat 500 Sport Air - R$ 47.580
Ele é pequeno e estiloso. Mas, equipado com o motor 1.4 16V Multiair, de 105 cv, o pequeno 500 ganha um propulsor à altura do seu comportamento dinâmico. Com uma suspensão firme e uma boa estabilidade, ele consegue misturar diversão e estilo em um único - e pequeno - pacote.
Fiat Punto T-Jet - R$ 55.740



Recém-renovada, a linha Punto tem no T-Jet o seu carro com apelo esportivo. As diferenças vão além da estética e são vistas na suspensão mais firme e interior mais esportivo. O motor é o 1.4 16V turbo, de 152 cv.
Ford Focus Hatch Titanium - R$ 64.180



Ele nem precisava ter um motor 2.0 de 148 cv. O Focus tem uma plataforma extremamente bem acertada e, dentre os hatches médios, é um dos campeões quando o assunto é entreter o motorista.
Volkswagen Golf GT - R$ 65.909
O veterano Golf é um carro defasado em relação ao modelo vendido na Europa. O que é uma pena, já que é uma das referências dentre os hatches médios no quesito dirigibilidade. Mesmo assim, ele merece ser citado, especialmente na versão GT, que tem visual mais esportivo. O motor é um 2.0 de 120 cv.
Fiat Bravo T-Jet - R$ 66.280
Versão nervosa do hatch médio da Fiat, o Bravo T-Jet tem suspensão mais firme e motor 1.4 16V turbo de 152 cv, que conta com o sistema Overbooster, que aumenta a pressão do turbo quando ativado. De maneira geral, oferece prazer ao dirigir e um visual agradável. Controles eletrônicos evitam que as rodas patinem em saídas de curva.
Toyota Corolla XRS - R$ 73.030


Um típico caso de carro “esportivado”. Pirotecnias visuais, como aerofólio e saias, contrastam com o mesmo motor 2.0 das versões “civis” do sedã e com o câmbio automático. Sem contar que, à bordo de um Corolla, a questão “imagem do motorista” sempre vai carregar o adjetivo “tiozão”.
Peugeot 408 Griffe THP - R$ 74.900
Essa versão do sedã 408 tem como grande atrativo o motor 1.6 THP. Sobrealimentado por turbo, o motor projetado em parceria com a BMW rende 165 cv e dota o carro de comportamento esperto. Além do propulsor, o carro não tem outros itens para melhorar o desempenho.
Citroën DS3 - R$ 79.900
Representante francês dentre dos compactos premium, o DS3 agrada por trazer um motor 1.6 turbo de 165 cv em um pacote com câmbio manual. Bonito, tende a chamar a atenção por onde passa.
Volkswagen Jetta TSi - R$ 82.382
Motor 2.0 de 200 cv e câmbio de dupla embreagem. Essa é a receita do Jetta TSi, versão mais brava do sedã médio da VW. Se o desempenho do motor agrada (bastante), o restante do conjunto mecânico não fica atrás. Trata-se de um carro bastante estável.
Hyundai Veloster - R$ 83.000
O rei da polêmica. De visual muito agressivo, o Veloster peca justamente na hora de acelerar. São 138 cv, mas testes no dinamômetro apontam que o motor 1.6 tem um fôlego mais restrito. Se a sua vontade for a de desfilar em velocidade reduzida, ele é uma boa opção.
Kia Cerato Koup - R$ 83.900
O visual é ousado e capaz de tornar o pacato Cerato em um cupê atraente. E é justamente a beleza o maior atrativo do carro, já que o motor 2.0 de 156 cv deixa um pouco a desejar para quem tem pretensões de acelerar.
Audi A1 - R$ 93.000
O pequeno alemão tem um motor que até pode parecer não ter graça. Contudo, o 1.4 TFSI, de 124 cv, é um dos raros casos de propulsores que oferecem desempenho e economia em doses iguais. O A1 pode não ter aspirações esportivas, mas na hora de acelerar e contornar curvas, ele é um carro de respeito.
Audi A3 Sportback - R$ 119.185
Ele vai mudar em breve. Mas isso não é razão para não colocar o A3 em uma lista como essa. Os 200 cv do motor 2.0 TFSI formam uma dupla entrosada com o câmbio S-Tronic. A plataforma bem acertada e a tração dianteira tornam o modelo bom de dirigir e seguro ao mesmo tempo.
Volkswagen Passat 2.0 Turbo – R$ 122.450 
O sedã grande tem motor 2.0 turbo de 211 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem. Desempenho é o forte, com acelerações vigorosas e, mesmo com entre-eixos longos, possui agilidade para encarar curvas. Tudo isso sem abrir mão do luxo no interior.  
BMW 118i Sport Line - R$ 122.900  
A tração traseira costuma ser um paradigma para quem gosta de dirigir. Pois, no pequeno BMW, ela está presente, associada a um motor de 170 cv. O carro tem bom desempenho e tende a divertir o motorista que tiver coragem de desligar seus auxílios eletrônicos de estabilidade.  
Volvo S60 T5 – R$ 125.900
Os Volvo não são mais aqueles carros quadradões e sem-graça. O sedã S60 tem linhas delgadas e, na versão T5, respeitáveis 240 cv sob o capô. Responsável por trocar as marchas, o câmbio de dupla embreagem tem funcionamento exemplar. Um carro de tiozão, só quem sem parecer em nada com um.  
Mini Cooper S - R$ 128.750
O icônico Mini tem na versão S proporciona diversão de fazer inveja. O pequeno carro tem 184 cv o que, aliado a uma suspensão baixa e rodas nas extremidades da carroceria, fazem com que ele seja um devorador de asfalto. Fora que o seu estilo torce pescoços por onde passa.  
Peugeot 308 CC - R$ 129.990
Praticamente em cima da nota de corte, a versão conversível do hatch 308 tem no visual o seu grande apelo. Dotado de teto rígido, esse conversível de linhas atraentes, etambém não nega fogo na hora de acelerar: seu motor 1.6 turbo rende 165 cv.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário