Avaliamos modelos que unem desempenho, beleza e prazer ao dirigir e vão de R$ 32 mil até R$ 130
A expressão “carro esportivo” alimenta a imaginação de muitos motoristas. Itens como desempenho, beleza e, principalmente, prazer ao dirigir são associados a esse tipo de veículo. Se você está pensando em diversão ao volante, saiba que existem opções de modelos para todos os gostos e bolsos. Partindo de R$ 32 mil até R$ 130 é possível encontrar diversos modelos bons de dirigir e também de olhar.

Ford Ka Sport - R$ 32.550
O pequeno Ka Sport poderia ser mais um daqueles casos de “esportivados”. Mas, além da decoração por faixas na pintura, o compacto da Ford tem no motor 1.6 de 107 cv e no bom comportamento dinâmico argumentos para divertir qualquer motorista.
Fiat Uno Sporting - R$ 33.340
O motor 1.4 de 88 cv não empolga, mas o visual é diferente e a suspensão mais firme da versão Sporting do Uno deixa o compacto mais gostoso de dirigir. A diversão, entretanto, depende de um percurso com curvas e sem ladeiras.
Nissan March SR - R$ 37.190
Baixo peso aliado a um motor de 111 cv fazem do March SR um carro divertido de guiar. A carroceria conta com elementos exclusivos, mas, além do motor mais potente, não espere quaisquer outras alterações mecânicas.
Fiat Palio Sporting - R$ 38.410
O ajuste da suspensão do Palio Sporting é tão bom que deveria ser utilizado em todo o restante da linha. Movido pelo motor 1.6 16V E.Torq, de 117 cv, ele tende a oferecer seu melhor desempenho em rotações mais elevadas.
Ford New Fiesta Hatch - R$ 46.700
Ele não tem pretensões esportivas, mas o conjunto motor, câmbio e suspensão dotam o compacto premium de uma estabilidade acima da média. O motor 1.6 16V rende 115 cv e anima quem está dentro do carro. O visual moderno chama a atenção de quem está fora.
Fiat 500 Sport Air - R$ 47.580
Ele é pequeno e estiloso. Mas, equipado com o motor 1.4 16V Multiair, de 105 cv, o pequeno 500 ganha um propulsor à altura do seu comportamento dinâmico. Com uma suspensão firme e uma boa estabilidade, ele consegue misturar diversão e estilo em um único - e pequeno - pacote.
Fiat Punto T-Jet - R$ 55.740
Recém-renovada, a linha Punto tem no T-Jet o seu carro com apelo esportivo. As diferenças vão além da estética e são vistas na suspensão mais firme e interior mais esportivo. O motor é o 1.4 16V turbo, de 152 cv.
Ford Focus Hatch Titanium - R$ 64.180
Ele nem precisava ter um motor 2.0 de 148 cv. O Focus tem uma plataforma extremamente bem acertada e, dentre os hatches médios, é um dos campeões quando o assunto é entreter o motorista.
Volkswagen Golf GT - R$ 65.909
O veterano Golf é um carro defasado em relação ao modelo vendido na Europa. O que é uma pena, já que é uma das referências dentre os hatches médios no quesito dirigibilidade. Mesmo assim, ele merece ser citado, especialmente na versão GT, que tem visual mais esportivo. O motor é um 2.0 de 120 cv.
Fiat Bravo T-Jet - R$ 66.280
Versão nervosa do hatch médio da Fiat, o Bravo T-Jet tem suspensão mais firme e motor 1.4 16V turbo de 152 cv, que conta com o sistema Overbooster, que aumenta a pressão do turbo quando ativado. De maneira geral, oferece prazer ao dirigir e um visual agradável. Controles eletrônicos evitam que as rodas patinem em saídas de curva.
Toyota Corolla XRS - R$ 73.030
Um típico caso de carro “esportivado”. Pirotecnias visuais, como aerofólio e saias, contrastam com o mesmo motor 2.0 das versões “civis” do sedã e com o câmbio automático. Sem contar que, à bordo de um Corolla, a questão “imagem do motorista” sempre vai carregar o adjetivo “tiozão”.
Peugeot 408 Griffe THP - R$ 74.900
Essa versão do sedã 408 tem como grande atrativo o motor 1.6 THP. Sobrealimentado por turbo, o motor projetado em parceria com a BMW rende 165 cv e dota o carro de comportamento esperto. Além do propulsor, o carro não tem outros itens para melhorar o desempenho.
Citroën DS3 - R$ 79.900
Representante francês dentre dos compactos premium, o DS3 agrada por trazer um motor 1.6 turbo de 165 cv em um pacote com câmbio manual. Bonito, tende a chamar a atenção por onde passa.
Volkswagen Jetta TSi - R$ 82.382
Motor 2.0 de 200 cv e câmbio de dupla embreagem. Essa é a receita do Jetta TSi, versão mais brava do sedã médio da VW. Se o desempenho do motor agrada (bastante), o restante do conjunto mecânico não fica atrás. Trata-se de um carro bastante estável.
Hyundai Veloster - R$ 83.000
O rei da polêmica. De visual muito agressivo, o Veloster peca justamente na hora de acelerar. São 138 cv, mas testes no dinamômetro apontam que o motor 1.6 tem um fôlego mais restrito. Se a sua vontade for a de desfilar em velocidade reduzida, ele é uma boa opção.
Kia Cerato Koup - R$ 83.900
O visual é ousado e capaz de tornar o pacato Cerato em um cupê atraente. E é justamente a beleza o maior atrativo do carro, já que o motor 2.0 de 156 cv deixa um pouco a desejar para quem tem pretensões de acelerar.
Audi A1 - R$ 93.000
O pequeno alemão tem um motor que até pode parecer não ter graça. Contudo, o 1.4 TFSI, de 124 cv, é um dos raros casos de propulsores que oferecem desempenho e economia em doses iguais. O A1 pode não ter aspirações esportivas, mas na hora de acelerar e contornar curvas, ele é um carro de respeito.
Audi A3 Sportback - R$ 119.185
Ele vai mudar em breve. Mas isso não é razão para não colocar o A3 em uma lista como essa. Os 200 cv do motor 2.0 TFSI formam uma dupla entrosada com o câmbio S-Tronic. A plataforma bem acertada e a tração dianteira tornam o modelo bom de dirigir e seguro ao mesmo tempo.
Volkswagen Passat 2.0 Turbo – R$ 122.450
O sedã grande tem motor 2.0 turbo de 211 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem. Desempenho é o forte, com acelerações vigorosas e, mesmo com entre-eixos longos, possui agilidade para encarar curvas. Tudo isso sem abrir mão do luxo no interior.
BMW 118i Sport Line - R$ 122.900
A tração traseira costuma ser um paradigma para quem gosta de dirigir. Pois, no pequeno BMW, ela está presente, associada a um motor de 170 cv. O carro tem bom desempenho e tende a divertir o motorista que tiver coragem de desligar seus auxílios eletrônicos de estabilidade.
Volvo S60 T5 – R$ 125.900
Os Volvo não são mais aqueles carros quadradões e sem-graça. O sedã S60 tem linhas delgadas e, na versão T5, respeitáveis 240 cv sob o capô. Responsável por trocar as marchas, o câmbio de dupla embreagem tem funcionamento exemplar. Um carro de tiozão, só quem sem parecer em nada com um.
Mini Cooper S - R$ 128.750
O icônico Mini tem na versão S proporciona diversão de fazer inveja. O pequeno carro tem 184 cv o que, aliado a uma suspensão baixa e rodas nas extremidades da carroceria, fazem com que ele seja um devorador de asfalto. Fora que o seu estilo torce pescoços por onde passa.
Peugeot 308 CC - R$ 129.990
Praticamente em cima da nota de corte, a versão conversível do hatch 308 tem no visual o seu grande apelo. Dotado de teto rígido, esse conversível de linhas atraentes, etambém não nega fogo na hora de acelerar: seu motor 1.6 turbo rende 165 cv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário