quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ranger: só o nome é igual

Picape da Ford não herdou nem um parafuso da antiga geração. Motor a diesel é o mais potente da categoria



A Ford apostou no ditado “os últimos serão os primeiros” para lançar a nova Ranger. A picape larga atrás das rivais no quesito nova geração, mas chega com gabarito para encarar a concorrência. O engenheiro chefe de produto da Ford América do Sul, Marcelo Tozini, avisou: “Não há um parafuso igual ao modelo anterior.” Da antiga Ranger só ficou mesmo o nome.
O primeiro contato com a nova Ranger foi em Salta, cidade situada no Vale de Lerna, no noroeste da Argentina. Região árida, nos pés da temida Cordilheira dos Andes. Local ideal para testar a disposição da Ranger. A picape da Ford se apresentou para o desafio em traje de gala. A versão topo de linha Limited 4X4, cabine dupla, com câmbio automático de seis velocidades, que será vendida a partir de agosto (juntamente com o restante da família) por R$ 130.900.
A ficha técnica promete. O motor diesel de 3.2 litros Duratorq é o único da categoria a contar com cinco cilindros e turbo de geometria variável. O resultado é a maior potência e torque do segmento. São 200 cavalos e torque máximo de 47,9 kgf.m (presentes a apenas 1.750 rotações por minuto).
Antes de encarar os solavancos da estrada de terra bastou uma volta no asfalto para constatar que o motor Duratorq trabalha com a tranquilidade e o silêncio de um monge meditando. A 120 km/h, o propulsor permanece estacionado próximo dos 1.700 rpm (mesmo número obtido pela Amarok e sua excelente caixa ZF de oito marchas). A suspensão foi regulada com a exatidão de um relógio suíço. Absorve buracos, ondulações e contorna curvas sem que os ocupantes percam o fio de uma conversa.
Pé na água / Chega o momento de encarar as pedras e os riachos de Salta. O primeiro obstáculo na pista preparada pela Ford atende pelo nome de “trepada extrema”, como diz a placa. Trata-se de uma subida acentuada. Hora de colocar o câmbio em neutro e girar o botão seletor de 4X2 para 4X4 low. A Ranger conta ainda com assistente de subida, que permite tirar o pé do acelerador sem que o carro desça.
Primeira etapa vencida com louvor seguimos para atravessar um riacho (exatamente o da foto acima). Segundo a marca, a nova Ranger atravessa até 80 cm de profundidade (recorde na categoria). Tomando o cuidado para não tirar o pé do acelerador a prova fica para trás sem problemas.
Por fim, um trecho de descidas íngremes e irregulares. Para vencer este obstáculo o condutor da Ranger conta com um sistema para auxiliar descidas. Basta colocar o câmbio em neutro e apertar um botão no painel. A eletrônica se encarrega de descer o veículo. O sistema está presente também na Amarok, mas no caso deste Ford é possível aumentar ou reduzir a velocidade através dos controles do piloto automático.
Com estas novidades a Ford prova que mesmo chegando por último tem chances de tornar a primeira em vendas. Como promete o ditado adotado pela marca.
* Viagem feita a convite da Ford
Ao todo serão 13 variações. Do pé-de-boi até o alto luxo
A propaganda de picape com interior de sedã de luxo já não é novidade. Mas no caso da Ranger o acabamento vai surpreender até a concorrência. A versão Limited, testada, traz mimos de outras categorias como os 23 porta-objetos espalhados pela cabine e o console central refrigerado, capaz de levar até seis latas de refrigerante.
A lista de equipamentos da Limited chega a ser exagerada. É a maior da categoria. O conjunto inclui tela de LCD de 5 polegadas com GPS, sensores de chuva e iluminação, câmara de ré no retrovisor, piloto automático, bancos forrados em couro e com oito regulagens elétricas, ar-condicionado digital bizone, entre outros.
No quesito segurança, outro banho. Só a Ranger traz até seis airbags. Além disso tem freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade,  assistente de partida em rampa, e por aí vai. Só não combina a direção hidráulica ter regulagem apenas em altura.
Para quem não tem uma conta bancária tão farta e era fã da Ranger Sport conta agora com a versão XLS cabine simples com motor 2.5 Flex por R$ 61.900. Mesmo sendo a mais básica vem com duplo airbag, alarme, piloto automático, CD player com Bluetooth, faróis de neblina e desembaçador.
Ficha técnica: Ranger Limited
PREÇO:  R$ 130.900 (testado)
ORIGEM:  Argentina
MOTOR: A diesel, cinco cilindros, 20v, 3.198 cm³, turboalimentado. Potência máxima de 200 cv (a 3.000 rpm) e torque máximo de 47,9 kgf.m (a 1.750 rpm)
TRANSMISSÃO: Tração traseira, com opção de 4x4 e reduzida com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro. Câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO:  independente na dianteira e eixo rígido na traseira
DIMENSÕES:  5,35 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,84 m de altura e 3,22 m  de entre-eixos
FREIOS: A disco na frente e a tambor atrás, com ABS e EBD

PNEUS:  265/65 R 17
CONSUMO:  12,8 km/l na estrada

Confira os preços da Ford Ranger

VERSÕES PREÇO (R$)
2.5 Flex XLS 4x2 cabine simples  61.900
2.5 Flex XLS 4x2 cabine dupla 67.600
2.5 Flex XLT 4x2 cabine dupla 75.500
2.2 Diesel XL 4x4 cabine simples (frotista)  77.900
2.2 Diesel XL 4x4 cabine dupla (frotista)  não informado*
2.2 Diesel XL 4x4 cabine dupla + airbags (frotista) não informado*
2.2 Diesel XL 4x4 chassis (frotista)  não informado*
2.5 Flex Limited 4x2 cabine dupla  87.500
3.2 Diesel XLS 4x4 cabine simples 97.900
3.2 Diesel XLS 4x4 cabine dupla  106.900
3.2 Diesel XLT 4x4 cabine dupla  114.900
3.2 Diesel XLT 4x4 cabine dupla automática  120.400
3.2 Diesel Limited 4x4 cabine dupla automática  130.900
Fonte: Ford  *valor pode variar DSP

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