Iniciativa da liga americana de basquete mira crescimento no país
No final de junho, LeBron James finalmente
conquistava seu primeiro anel de campeão da NBA ao liderar o Miami Heat
ao título desta temporada, enquanto milhares de fãs brasileiros
acompanhavam o torneio e torciam contra ou a favor da franquia do atleta
americano. De olho na popularidade e no potencial que o basquete tem no
país, a NBA lançou nesta segunda-feira (2) sua loja virtual no Brasil. A
liga norte-americana fechou uma parceria com a Adidas, sua fornecedora
de material esportivo, e com a Netshoes, sua patrocinadora, para
inaugurar o empreendimento, que opera com um modelo de negócios parecido
com o que o portal de e-commerce esportivo tem com diversos clubes de
futebol.
A Netshoes fica responsável por toda logística, administração e operação dos produtos licenciados da NBA no país. “Nosso
sonho sempre foi o de trazer uma marca tão forte quanto a da NBA para o
Brasil. Olhávamos para o nosso portfólio e faltava justamente este
segmento”, diz Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, que
também patrocina a competição desde 2011.
Nas últimas temporadas, a NBA tem ficado ainda mais
em evidência no país. Agora são cinco os brasileiros que atuam na liga
americana: Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers; Leandrinho Barbosa,
do Indiana Pacers; Nenê Hilário, do Washington Wizards; Thiago
Splitter, do San Antonio Spurs; e o recém “draftado” (escolhido junto a
universidades americanas) Fab Mello, do Boston Celtics. Além disso, o
selecionado brasileiro garantiu vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos
de Londres em 2012, após ficar 16 anos distante da competição.
“A iniciativa é parte de um esforço da NBA para
aumentar a popularidade do basquete no país. O Brasil é o terceiro
mercado que recebe a loja da NBA no mundo, depois dos Estados Unidos e
da China, e ter um parceiro local também é muito importante”, ressalta
Phillippe Moggio, vice-presidente da NBA para a América Latina. “A loja
vai oferecer a milhões de fãs brasileiros a chance de adquirir produtos
licenciados da NBA. Hoje a relevância, o crescimento e a popularidade da
liga são maiores do que nunca”, completa.
Mesmo para os brasileiros atuando na
NBA, a nova iniciativa é um canal de ligação entre eles e seu país de
origem. “Muito legal essa parceria, acho que agora ficou bem mais fácil
para conseguir uma camisa nossa e trazer o fã para perto. Isso é uma
coisa importante que aconteceu com o mercado brasileiro”, afirmou
Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers.
Um dos
principais trunfos da loja virtual da NBA no Brasil é, além da rápida
entrega e do produto ser o licenciado oficial, a personalização das
camisas. O consumidor pode escolher o nome e número que preferir também
nos uniformes de basquete. “Nossa expectativa com esse lançamento e a
com novidade de personalização da camisa é um aumento de mais de 100% na
venda de uniformes de basquete, somando vértices, trazendo novos
produtos, democratizando o acesso e ainda colocando um serviço agregado
sobre essa comercialização”, afirma Cunha Bueno, que informa que 90% dos
produtos que são vendidos pela Netshoes saem da loja customizados com
nome e número. Segundo o diretor de marketing, os preços das camisas não
serão abusivos ou sofrerão
grandes alterações, uma vez que são
sugeridos pela própria Adidas.
grandes alterações, uma vez que são
sugeridos pela própria Adidas.
Apesar da
Netshoes gerenciar a loja virtual, toda a comunicação do lançamento da
NBA no Brasil seguirá os guidelines da liga americana de basquete.
Segundo Cunha Bueno, a publicidade da iniciativa usará muito as estrelas
que atuam no campeonato e será criada por uma house agency. A Netshoes é
atendida por F.biz, Latin Promo, WoodycomRossetto e Coworkers.

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