terça-feira, 3 de julho de 2012

NBA e Netshoes lançam loja virtual no Brasil

Iniciativa da liga americana de basquete mira crescimento no país



No final de junho, LeBron James finalmente conquistava seu primeiro anel de campeão da NBA ao liderar o Miami Heat ao título desta temporada, enquanto milhares de fãs brasileiros acompanhavam o torneio e torciam contra ou a favor da franquia do atleta americano. De olho na popularidade e no potencial que o basquete tem no país, a NBA lançou nesta segunda-feira (2) sua loja virtual no Brasil. A liga norte-americana fechou uma parceria com a Adidas, sua fornecedora de material esportivo, e com a Netshoes, sua patrocinadora, para inaugurar o empreendimento, que opera com um modelo de negócios parecido com o que o portal de e-commerce esportivo tem com diversos clubes de futebol.
A Netshoes fica responsável por toda logística, administração e operação dos produtos licenciados da NBA no país. “Nosso sonho sempre foi o de trazer uma marca tão forte quanto a da NBA para o Brasil. Olhávamos para o nosso portfólio e faltava justamente este segmento”, diz Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, que também patrocina a competição desde 2011.
Nas últimas temporadas, a NBA tem ficado ainda mais em evidência no país. Agora são cinco os brasileiros que atuam na liga americana: Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers; Leandrinho Barbosa, do Indiana Pacers; Nenê Hilário, do Washington Wizards; Thiago Splitter, do San Antonio Spurs; e o recém “draftado” (escolhido junto a universidades americanas) Fab Mello, do Boston Celtics. Além disso, o selecionado brasileiro garantiu vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, após ficar 16 anos distante da competição.
“A iniciativa é parte de um esforço da NBA para aumentar a popularidade do basquete no país. O Brasil é o terceiro mercado que recebe a loja da NBA no mundo, depois dos Estados Unidos e da China, e ter um parceiro local também é muito importante”, ressalta Phillippe Moggio, vice-presidente da NBA para a América Latina. “A loja vai oferecer a milhões de fãs brasileiros a chance de adquirir produtos licenciados da NBA. Hoje a relevância, o crescimento e a popularidade da liga são maiores do que nunca”, completa.
Mesmo para os brasileiros atuando na NBA, a nova iniciativa é um canal de ligação entre eles e seu país de origem. “Muito legal essa parceria, acho que agora ficou bem mais fácil para conseguir uma camisa nossa e trazer o fã para perto. Isso é uma coisa importante que aconteceu com o mercado brasileiro”, afirmou Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers.
Um dos principais trunfos da loja virtual da NBA no Brasil é, além da rápida entrega e do produto ser o licenciado oficial, a personalização das camisas. O consumidor pode escolher o nome e número que preferir também nos uniformes de basquete. “Nossa expectativa com esse lançamento e a com novidade de personalização da camisa é um aumento de mais de 100% na venda de uniformes de basquete, somando vértices, trazendo novos produtos, democratizando o acesso e ainda colocando um serviço agregado sobre essa comercialização”, afirma Cunha Bueno, que informa que 90% dos produtos que são vendidos pela Netshoes saem da loja customizados com nome e número. Segundo o diretor de marketing, os preços das camisas não serão abusivos ou sofrerão grandes alterações, uma vez que são sugeridos pela própria Adidas.
Apesar da Netshoes gerenciar a loja virtual, toda a comunicação do lançamento da NBA no Brasil seguirá os guidelines da liga americana de basquete. Segundo Cunha Bueno, a publicidade da iniciativa usará muito as estrelas que atuam no campeonato e será criada por uma house agency. A Netshoes é atendida por F.biz, Latin Promo, WoodycomRossetto e Coworkers.

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